Homilia – “Convidem para a festa todos que encontrarem pelo caminho”. Mt 22, 1-14
Homilia – “Convidem para a festa todos que encontrarem pelo caminho”. Mt 22, 1-14
Jesus conta essa parábola aos sumos sacerdotes e anciãos do povo, a elite religiosa. Deus convida todos para um banquete, uma festa de casamento. Imagem muito usada pelos profetas indicando a aliança de Deus com a humanidade. Essa elite religiosa recusou o convite. Foram indiferentes e responderam com rebeldia.
A catequese evangélica chama a atenção para alguns pontos. Jesus é o noivo, os servos são os discípulos, que evangelizam convidando todos a fazerem parte da comunidade do Reino. O traje representa as condições para pertencer a comunidade cristã: a conversão, o batismo e a prática da justiça.

A liderança religiosa se autoexcluiu e muitos recusaram o convite, permanecendo apegados ao seu esquema religioso, autossuficiente, insensível e impermeável. Acabaram rejeitando a proposta de Jesus. Surge em seu lugar o novo Povo de Deus, que também poderá ser excluído, se não assumirem a prática da justiça do Reino.
Não podemos recusar o convite, se escondendo atrás de desculpas. Contaminando a nossa fé com o egoísmo, tendo um coração insensível diante do sofrimento do irmão sofredor. Ou, quando o perdão e a reconciliação já não são valores e a justiça deixa de ser uma exigência. Assim, teremos a mesma sorte dos ímpios.
O Reino de Deus é um convite para todos, e somos os felizes convidados para esta grande festa.
Rezemos: Senhor, que eu esteja sempre revestido da justiça do Reino, numa vida pautada no amor e na misericórdia.
O Senhor nos abençoe e guarde.