Homilia – “Convertam-se, porque o Reino dos Céus está próximo”. Mt 3, 1-12
Homilia – “Convertam-se, porque o Reino dos Céus está próximo”. Mt 3, 1-12
CONVERSÃO, ABRIR O CORAÇÃO PARA O AMOR!
O Advento anima, fortalece e renova nossa esperança para um mundo de justiça e fraternidade. Precisamos nos orientar pelas Escrituras e acolher o convite à conversão. Trata-se de um processo onde o egoísmo dá lugar ao amor, o ódio é superado pelo perdão e a solidariedade se torna um imperativo em nossa vida. Amor, perdão e solidariedade tornam-se a marca do ser humano convertido.
Deus quer a nossa participação na construção deste mundo novo sonhado pelo profeta e iniciado por Jesus. O profeta espera que um descendente de Davi (ramo de Jessé) venha se tornar um rei justo e faça crescer a justiça no mundo. Em Jesus se realiza o sonho do profeta Isaias.
João Batista, no deserto, vestindo e alimentando-se de forma simples, prega a conversão em vista da chegada de Jesus: “Convertam-se, porque o Reino dos Céus está próximo”. Uma conversão buscada e desejada não pelo medo, mas como resposta amorosa a Deus.

O sonho do profeta Isaias propõe, a justiça e a reconciliação de toda a criação, não seja em vão, mas uma exigência para nossa conversão. São Paulo lembra que tudo o que foi escrito, foi escrito para nossa instrução, firmeza, conforto espiritual e para termos a esperança. Quem acolhe o evangelho e o pratica torna presente o sonho da convivência fraterna, que supera os conflitos que marcam a vida da comunidade e sociedade.
O Reino dos céus está ao nosso alcance. A comunidade, a família de Jesus, sonha e labuta para concretizar esse projeto do amor de Deus. Deixemo-nos tocar pelas leituras. Olhemos para Jesus! E escutemos o convite de João: conversão! Alinhemos nossa mente e o coração ao seu convite feito e nos tornemos cada dia melhor.
Rezemos
Senhor, dá-nos a graça de uma verdadeira conversão, abrindo o coração para receber Jesus, viver o amor, o perdão e a solidariedade.
O Senhor nos abençoe e guarde.

