Homilia – “Convertam-se e acreditem no Evangelho”. Mc 1, 14-20

Homilia – “Convertam-se e acreditem no Evangelho”. Mc 1, 14-20
Temos uma grande preocupação em entender os acontecimentos do nosso dia a dia, iluminando os fatos com a luz do Evangelho. O tempo comum que estamos iniciando hoje, vem nos ajudar nessa tarefa. Olhamos para Jesus, vemos o que fez, ouvimos suas palavras e procuramos segui-lo. Ele nos convida a mudar de mentalidade e acreditar que esse é o momento.
O Tempo se completou, terminou a espera. Jesus apresenta novas ideias para um mundo novo, preenchendo o vazio de uma existência sem sentido: uma vida ancorada no amor e na solidariedade. Com a presença do Ressuscitado, o ciclo fechado e repetitivo de sete dias, abre-se para o oitavo, completando a obra da criação. É o dia que o Senhor preparou para nós! É preciso caminhar e não ficar parado, valorizando o simples e o comum, mas enriquecido da presença de Deus.
O Evangelho apresenta a prisão de João Batista encerrando um período e abrindo outro: Jesus inicia sua missão na Galileia, junto aos pobres. E faz um convite: “Arrependam-se e acreditem no Evangelho”. Arrepender-se significa mudar de atitude, libertar-se dos esquemas egoístas e mesquinhos.
Acreditar no Evangelho é assumir a novidade que Jesus apresenta e assumir suas consequências, que aos poucos os discípulos vão conhecendo na convivência com Ele. A conversão e acreditar, são atitudes que determinam a vivência e o seguimento de Jesus. Quanto mais sinceras, mais frutos darão.
A preocupação de Jesus é formar uma comunidade, com quem anunciará o Evangelho. Não convocou sábios, nem poderosos; preferiu a confiança, a simplicidade e a disponibilidade. Eles deixaram tudo e seguiram Jesus, tornaram-se pescadores de gente.
Rezemos
Senhor, reforça em mim a conversão e a fé. Quero ouvir teu apelo, e ao tem chamado de amor, responder: “Eis- me aqui, Senhor!”.
O Senhor nos abençoe e guarde.

