Homilia – “Como vocês foram fiéis na administração de tão pouco, venham participar da minha alegria!”. Mt 25, 14-30
Homilia – “Como vocês foram fiéis na administração de tão pouco, venham participar da minha alegria!”. Mt 25, 14-30
Os talentos são os dons recebidos de Deus que, no decorrer de nossa vida, devemos multiplicar. No desfecho desta vida, seremos colocados na presença de Deus, para dizer o que fizemos com eles. Não caberão, agora, desculpas sem cabimento.
A bondade e a fidelidade do discípulo manifestam-se na capacidade de perseverar na opção pelo Reino. Os dons recebidos de Deus multiplicam-se quando colocados a serviço do próximo, em especial dos mais necessitados. Somos chamados a participar da missão. Cada um, no lugar onde Deus o colocou, e segundo a capacidade recebida. Assim, cada um contribuirá para a obra da evangelização. Os méritos crescerão aos olhos de Deus na proporção da generosidade.
Na missão, ninguém não pode fazer tudo sozinho, concentrar funções e serviços. Ou ficar de braços cruzados, assistindo a tudo, recebendo as coisas de “mão beijada”. O discípulo, conforme o carisma, o dom e as qualidades que recebeu, deve trabalhar para que o mundo seja melhor.
Na comunidade cristã, somente cumprir a Lei não é suficiente. Jesus solicita muito mais. Todos temos talentos e talentos diferentes. O nosso compromisso é partilhá-los, colocando a serviço da comunidade e do Reino. São João da Cruz lembra: “No entardecer da vida seremos julgados sobre o amor”.

Rezemos
Senhor, não quero ser preguiçoso ou indiferente, quero multiplicar os dons recebidos na prática do amor misericordioso e solidário.
O Senhor nos abençoe e guarde.