Homilia | Como posso merecer que a Mãe do meu Senhor venha me visitar? | Lc 1, 39-56

Homilia | Como posso merecer que a Mãe do meu Senhor venha me visitar? | Lc 1, 39-56

Como posso merecer que a Mãe do meu Senhor venha me visitar?

A visitação

É a Festa da Visitação de Maria que visitará e servir Isabel, gestante há seis meses. A missionária apressada, levando a Boa Nova da salvação, Serva do Senhor, servindo a sua parenta, num testemunho de amor generoso. O que não é um fato isolado na vida de Maria. Da mesma forma que servirá Isabel, está disposta a servir os que precisam dela.


É o encontro entre a jovem Maria, a mãe do Senhor, e a idosa Isabel, que espera pelo nascimento de João Batista, o precursor, o último dos profetas. Maria é a habitação de Deus e como tal é reverenciada pela prima: “Você é bendita entre as mulheres e bendito é o fruto do seu ventre!”. É o encontro de duas mulheres e a alegria de seus filhos, que faz a passagem entre o Antigo e o Novo Testamento, anunciando um novo futuro, a Nova Aliança.


Este encontro foi uma verdadeira festa, regada de cordiais saudações, alegria generalizada e louvores a Deus. Maria, cheia do Espírito Santo e da sabedoria da Palavra de Deus, cantou um hino incomparável, exaltando as maravilhas do Senhor em sua vida e na história.


A Festa da Visitação de Nossa Senhora, celebrada inicialmente pelos Franciscanos no final do século XIII, foi introduzida no calendário universal pelo Papa Urbano VI, em 1389.

Rezemos

Senhor, que a gratuidade e generosidade de Maria, me ensine a servir e amar. Concluiremos o Mês de Mariano, rezando o Terço. Podemos contemplar os Mistérios Gozosos.

O Senhor nos abençoe e guarde.

Tags: