Homilia | Como isso pode acontecer? Jo 3, 7-15

Homilia | “É preciso que vocês nasçam de novo… Nicodemos perguntou: Como isso pode acontecer? ” Jo 3, 7-15

Da carne nasce a carne; do Espírito nasce o espírito. É um convite para que todos deixem o esconderijo da noite | Homilia | Como isso pode acontecer? Jo 3, 7-15
Da carne nasce a carne; do Espírito nasce o espírito. É um convite para que todos deixem o esconderijo da noite | Homilia | Como isso pode acontecer? Jo 3, 7-15

Homilia | Como isso pode acontecer? Jo 3, 7-15

Da necessidade de nascer do alto (referência ao Batismo) passamos à fé em Jesus Cristo, exigência do Batismo. No diálogo com Nicodemos, Jesus, indicou a fé como caminho para alcançar a vida eterna; é a opção por um modo de viver. Longe de ser, uma confissão verbal, sem nenhuma incidência na vida daquele que crê. 

O modo de viver está fé é a prática do amor. Fé e amor se implicam mutuamente: a fé se expressa no amor, o amor é expressão da fé. Assim, a pessoa de fé alcança a fonte inesgotável da vida: Deus. 

Nicodemos carrega o peso das tradições antigas, mas tem a serenidade de perceber o novo chegando. Para este nascimento, é necessário sepultar o que está contaminado pelo fermento envelhecido. 

As serpentes do deserto causaram morte. Uma outra serpente, aquela que Moises levantou no meio do acampamento em obediência à vontade do Pai, trouxe vida, sinal da bondade e misericórdia divina.

Jesus imolado na cruz, traz a salvação a todos. Esta salvação não parte das leis, mas da fé: “ todo aquele que nele acreditar tenha a vida eterna”. E Jesus estabelece um tempo novo: vem anunciar o Pai e o seu Reino, não baseado nas leis, mas no amor. 

Da carne nasce a carne; do Espírito nasce o espírito. É um convite para que todos deixem o esconderijo da noite, e escolham o novo dia, nascido na manhã Pascal, na companhia do Cristo Ressuscitado.  

Rezemos: Senhor, quero viver praticando o amor misericordioso, isso possibilita a comunhão com o Pai e a alegria da vida eterna.

O Senhor nos abençoe e guarde. (JLF)

Homilias diárias - junho de 2023: de acordo com o Calendário Litúrgico da Igreja Católica

[MEC id=”398130″]

Tags: