Homilia – “Comeram e ficaram satisfeitos”. Mc 8, 1-10

Homilia diária sábado JLF

A Eucaristia começa na compaixão e se estende num testemunho solidário. Homilia – “Comeram e ficaram satisfeitos”. Mc 8, 1-10

Homilia – “Comeram e ficaram satisfeitos”. Mc 8, 1-10

No Evangelho de hoje, Jesus realiza o milagre da partilha, desencadeou uma dinâmica de solidariedade. A necessidade do outro falou mais alto que a tentação egoísta de querer saciar sua própria necessidade.


Os discípulos incrédulos e insensíveis, viram no deserto, apenas o limite das forças e das possiblidades humanas. Sem o olhar compassivo de Jesus nossos desertos, são nossos limites. Mas, com o seu olhar o deserto se torna o lugar onde Deus alimenta o espirito e nos fortalece para continuar a caminhada e a missão. E com a participação de todos, foram admitidos a alegria de um grande banquete.


O pouco que se tinha, foi abençoado e distribuído, multiplicando-se ao passar de mão em mão, sem que ninguém se apoderasse deles e retivesse para si. O pão e o peixe foram partilhados e transformados em abundancia pela força da partilha. Cada um ofereceu do seu pouco para alimentar a multidão. Foi recolhido o que puderam oferecer.


Naquela refeição do deserto, a partilha do pão é figura da Eucaristia (agradecer). Expressão de amor e vida em favor de toda a humanidade. Não basta sentir compaixão pelos mais pobres; é preciso manifestar concretamente nossa solidariedade.


A Igreja que celebra a Eucaristia, tem a missão da compaixão-misericórdia e a preocupação com o pão de todos os povos. A Eucaristia começa na compaixão e se estende num testemunho solidário. Na sua raiz está o amor e o compromisso com o bem de todos.

Rezemos

Senhor Jesus, Pão vivo descido do céu, sacia-nos. Queremos construir um mundo sem pobreza e sem fome; mais justo, humano e fraterno!

O Senhor nos abençoe e guarde.