Homilia – “Começou a enviá-los”. Mc 6, 7-13

Homilia – “Começou a enviá-los”. Mc 6, 7-13

Homilia – “Começou a enviá-los”. Mc 6, 7-13

A vida do Rei Davi termina e orienta seu filho Salomão a viver o principal legado deixado por ele: praticar o bem e respeitar os mandamentos do Senhor. Ele não deixa o legado do poder, mas a fé em Deus.

Me permitam abrir um pequeno espaço para lembrar: como seria bom se os pais tivessem essa mesma atitude. Mais tempo e compromisso na educação dos filhos. A instrução e a educação para a fé e para a vida, são atitudes cristãs e éticas que podem ser omitidas. Sem uma educação adequada dentro de casa, os filhos são facilmente influenciados por conceitos que distorcem os valores da vida. Pais e mães eduquem seus filhos na fé e no compromisso de construir um mundo melhor, o pior nos já temos… e estamos vendo que não adianta.

Jesus também dá a comunidade missionária um legado: a autoridade, não sobre as pessoas, para não haver dominação; mas sobre o mal, em todas as suas expressões, para haver liberdade. Trabalhando em equipe e de forma solidária. Decide enviar um grupo pequeno, que será semente da grande multidão de evangelizadores de todos os tempos.
Jesus dará a eles o poder de expulsar os espíritos impuros. São enviados dois a dois, isso dá credibilidade e autoridade ao anúncio: o testemunho de duas pessoas tem confirmação jurídica.

Amazon 052026

Missionários

Partem com o poder do Espírito Santo, a fim de provocar radical mudança na sociedade. A bagagem é sóbria, apenas o necessário para vestir e proteger os pés. O alimento virá da hospitalidade dos acolhedores. É preciso carregar a graça!

É permitido levar o cajado, para se defender dos perigos, do ataque e da sedução das serpentes: dos répteis e daquelas de duas pernas, que nos rodeiam…

Os missionários não devem preocupar-se com a simplicidade dos meios. Mas, devem respeitar a liberdade dos que recebem a mensagem. Nada de ficar “batendo em ferro frio”, isto é, pregando a quem se recusa a ouvir a mensagem cristã.

Diante da recusa, “saiam e sacudam o pó dos seus pés”. É um gesto de acusação, como a dizer: andei por aqui e anunciei o projeto de Deus, revelado por Jesus; fiz a minha parte… Quem sabe a força do testemunho poderá convencê-los.

Os discípulos cumprem as orientações de Jesus e confirmam sua pregação com ações concretas e benfazejas: “expulsam muitos demônios e ungiam muitos doentes com óleo, e os curavam”.

Somos também convocados e enviados em missão. E o que fazemos concretamente em vista de transformar a sociedade em que vivemos?

Rezemos

Senhor, dá-me a consciência de ser discípulo missionário, com um coração desapegado e a coragem de testemunhar a alegria do evangelho e os seus benefícios a todos.

O Senhor nos abençoe e guarde.