Homilia | “Com que autoridade fazes essas coisas?” | Mc 11, 27-33

Homilia | “Com que autoridade fazes essas coisas?” | Mc 11, 27-33

Com que autoridade fazes essas coisas

A autoridade de Jesus

Sacerdotes, escribas e anciãos interrogam Jesus sobre a expulsão dos vendilhões do Templo. Ele mexe com os brios deles, que pedem conta de suas atitudes. Esses atritos acompanham a sua caminhada.
Em Jerusalém, nos momentos finais, ficaram mais tensos. Cresce a intolerância, não aceitam o que Ele ensinava e perguntam: com que autoridade fazes essas coisas?


Jesus não tem a menor intenção de dar explicações a quem tem o coração endurecido e uma mente estreita em relação aos seus ensinamentos: o Evangelho e o Reino. Eles não têm autoridade sobre Ele.
Jesus, perderia tempo tentando o diálogo, falta boa vontade da parte deles. Não demostram acolhimento. Nem estavam à procura da verdade. Jesus já havia dito que não se atira pérolas aos porcos.


A multidão, o povo, percebeu que Jesus pregava com autoridade. E isso era suficiente. Essa autoridade fez falta aos inimigos… E com classe, Jesus vai desarmá-los. Sua autoridade vem de Deus, o Pai.


Jesus tinha a sua frente a missão recebida do Pai, nada haveria de detê-Lo. A resistência deles não lhe impunha medo e nem haveria de mudar o rumo de sua caminhada. A obediência à vontade do Pai exigia seguir adiante. E assim aconteceu.

Rezemos

Senhor, que eu saiba fazer a tua vontade, nada me distraia no caminho. Que eu enfrente e supere as intolerâncias e dificuldades.

O Senhor nos abençoe e guarde. (Mons. JLF)

Tags: