Homilia – “Chamou os que Ele quis, para que ficassem com Ele”. Mc 3, 13-19
Homilia
Jesus sobe a montanha e chama os doze apóstolos, os patriarcas do novo povo iniciado por Ele. É um povo renovado que nasce do trabalho missionário de Jesus. Entre eles estão: pescadores, coletor de impostos, zelotas/cananeu (violentos, que propunham a luta armada contra os romanos) e o traidor.
Os escolhidos são pessoas simples, chamados a participar da missão e do poder de Jesus. As palavras libertadoras devem ser acompanhadas de gestos de libertação; são chamados a anunciar a Boa Nova e expulsar os demônios.
A missão deles é ficar com Jesus. Palavra e ação devem estar a serviço da libertação do ser humano. Devem dar continuidade à obra de Jesus, colocando no coração das pessoas o desejo de viver a fraternidade. O Pai nos quer bem, nos ama, e quer todos irmãos e irmãs!
Diante desta tarefa não devem cruzar os braços ao se defrontarem com os egoístas e os praticantes das maldades. Era preciso fazer tudo quanto podiam para recuperar essas pessoas para o amor do Pai.
O grupo dos doze é uma referência. E foram chamados por Jesus para continuar a sua obra. São os apóstolos, enviados para proclamar o amor libertador de Deus Pai e ajudar quem está oprimido pelo poder do mal, a se libertar e a se converter ao amor. E hoje somos nós os chamados, a Igreja, comunidade edificada por Jesus, sobre este alicerce apostólico.
Rezemos
Senhor, reforça em mim o desejo de abraçar, com coragem, a missão de proclamar a amor libertador e ajudar as pessoas a livrarem do egoísmo e do espírito do mal.
O Senhor nos abençoe e guarde.