Homilia | “Caminhando… Jesus viu dois irmãos: Pedro, e seu irmão André. Disse: Segui-me, e eu farei de vocês pescadores de homens” | Mt 4, 18-22
Homilia | “Caminhando… Jesus viu dois irmãos: Pedro, e seu irmão André. Disse: Segui-me, e eu farei de vocês pescadores de homens” | Mt 4, 18-22
Celebramos a festa de Santo André, Apóstolo, foi um dos primeiros discípulos de Jesus, juntamente com Pedro, seu irmão. Foi ele quem levou Pedro para junto de Jesus. No prodígio da multiplicação dos pães apresenta a Jesus o menino dos cinco pães e dois peixes (Jo 6, 8-9). Junto com Filipe informa que alguns gregos querem ver Jesus (Jo 12, 20-21).
Jesus não vai buscar os seus colaboradores no Templo, mas em meio às atividades da vida cotidiana. São pessoas simples e disponíveis que preenchem o seu perfil. Vai instruir e torna-los apóstolos, testemunhas qualificadas do Evangelho: de pescadores de peixes, os fez pescadores de homens. É o discípulo que assume a missão, grita o Evangelho com a vida e mostra Jesus.
Diante do chamado, o evangelho ressalta a prontidão com que deixaram tudo e seguiram Jesus. No seguimento não é possível hesitações e demoras. Requer radicalidade; prontidão e total disponibilidade.
Depois de pregar o Evangelho, André coroou sua vida no martírio, morrendo numa cruz em forma de X, foi crucificado em Patras na Grécia. Deu testemunho de Cristo, derramando o seu sangue pelo amor e sua fé. Suas relíquias foram levadas a Roma em 1462, foram restituídas à Grécia pelo Papa São Paulo VI em 1964.
Rezemos: Cantando: Eis-me aqui Senhor, para fazer a tua vontade e para viver o teu amor! Eis me aqui, Senhor!
O Senhor nos abençoe e guarde.
Liturgia de Hoje
Pré-venda – Bíblia do Padre Matos Soares