Homilia da Liturgia da Missa de Hoje – “Blasfemar contra o Espírito Santo”
“Quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado”. Lc 12, 8-12
Os seguidores de Jesus seriam perseguidos até as últimas consequências. Contudo, abraçar o projeto da cruz exigia muita renúncia e convicção do chamado de Deus em sua vida. Certamente o testemunho desses homens são as pilastras que mantem de pé a Igreja do Senhor.
Desse modo, com total confiança na ação do Espírito Santo, continuaram firmes na fé, continuaram firmes na missão de anunciar a Boa Nova.
O Espírito Santo é advogado da Igreja
Sem dúvida, de outro lado estão os que duvidam da ação do Espírito de Deus e blasfemam do seu poder. Contudo, essa negação da força do Espírito, disse Jesus, não será perdoado. O Espírito Santo é advogado da Igreja.
Assim, blasfemar contra o Espírito Santo é querer eliminar o motor do Reino e da vida da Igreja, e o pecado que não será perdoado é não ser dócil ao Espírito Santo e rejeitar Jesus. Não é um ato e sim uma opção de vida.
O Espírito Santo orienta a nossa vida
Nesse sentido, diante dos tribunais, os cristãos perseguidos terão a assistência do Espírito Santo, que “vai ensinar o que eles deverão dizer”. Sem dúvida o Espírito Santo dá a autenticidade e a força da fé pelo seu vigor e Jesus nos apresenta o método de agir: “Que o seu sim seja sim e o seu não seja não”.
O Espírito Santo orienta a nossa vida.
Os discípulos puderam experimentar a fortaleza que vem dele e a serenidade para enfrentar as perseguições. Sejamos dóceis ao Espírito Santo!
Rezemos:
Senhor, que o Espírito Santo nos assista em cada momento de nossa vida, colocando em minha boca as palavras apropriadas para dar o testemunho da fé.
O Senhor nos abençoe e guarde.
LITURGIA DIÁRIA E HOMILIA – CALENDÁRIO LITÚRGICO
[MEC id=”398126″]