
Homilia – “Bem aventurados os pobres…”. Lc 6, 17.20-26
Homilia – “Bem aventurados os pobres…”. Lc 6, 17.20-26
O Evangelho de hoje coloca lado a lado, alegrias e censuras:
Alegrias para quem tem o coração aberto para Deus, e se pautam pelo querer divino, mesmo quando o sofrimento está a sua frente; para quem é livre diante dos bens deste mundo, escolhendo o caminho da pobreza, da simplicidade, da sobriedade; para quem mantém a fidelidade na capacidade de amar, servir e ser fraterno.
Censuras para os egoístas, incapazes de compadecer do sofrimento alheio e se recusam ajudar os necessitados; para os possuidores de muitos bens, mergulhados num consumismo doentio, incapazes de enxergar para além dos seus desejos e interesses; para quem busca a fama enganadora e se afogam em seu brilho, carregados de insensatez são confirmados no caminho do mal.
O discípulo do reino trilha o caminho da bem-aventurança. O caminho das alegrias em Jesus que ensina amar e servir, sendo simples, solidário e perseverante. Para ele, sempre haverá palavras de louvor.
Àqueles que agem na contramão de sua vocação e não abrem o seu coração para Deus, estão reservadas as palavras duras de censuras, devido a sua recusa, seu egoísmo e a dureza de seu coração.
Jesus não deseja condenar ninguém. Mas faz um chamado para sejam bons, solidários e partilhem daquilo que tem com os que nada ou pouco possuem. Nisto está a dinâmica do “Felizes” e do “ai de vós”. Das alegrias e das Censuras.
Rezemos
Senhor, que a nossa vida esteja sintonizada no querer do Pai, de modo que possamos ouvir da boca de Jesus, palavras de louvor… Felizes são vocês… e se houver censuras que sejam como remédio para a nossa salvação.
O Senhor nos abençoe e guarde.