Homilia – “Bem-aventurados os pobres em espírito”. Mt 5, 1-12

Homilia – “Bem-aventurados os pobres em espírito”. Mt 5, 1-12

Homilia – “Bem-aventurados os pobres em espírito”. Mt 5, 1-12

O profeta nos convida a abrir-se a Deus misericordioso, buscar a justiça e a humildade. O povo fiel não comete injustiças, não espalha mentiras e evita maldades e enganos.

Paulo, falando aos Coríntios, se dirige a comunidade, e também à nossa. Lembra que Deus nos escolheu; gente simples, pobre e pouco valorizado pela sociedade. Mostra, que aquilo que parece ser uma contradição é a nossa força: o que é loucura, para confundir os sábios; o que é fraco, para confundir os fortes; o que é sem importância e desprezado, para mostrar a inutilidade do que é considerado importante. Lembra que ninguém se orgulhe de si, e somos chamados ser tudo em Cristo.

Jesus apresenta as bem-aventuranças propondo um caminho da autentica felicidade em Deus. Define em que consiste o Reino de Deus. Um esforço que promove a superação da pobreza, da fome, da violência e da injustiça. Um Reinado assentado no resgate dos valores humanos e na promoção da justiça, da fraternidade e da paz.

Amazon 012026

O Reino de Deus é formado por pessoas desapegadas, livres, confiantes em Deus e que se deixam conduzir pelo Espírito. Realizam gestos que transformam situações de sofrimentos em consolação e alegria. Uma escolha que pode acarretar perseguições por parte daqueles que preferem manter um sistema corrupto e injusto.

Quem escolhe e abraça o Reino de Deus experimenta a verdadeira alegria e não desperdiça os esforços. Transforma as relações humanas, buscando viver fraternalmente. Sabe que pode contar com a recompensa divina.

O Bem-aventurado é quem centraliza sua vida na proposta do Reino. Tem como eixo de sua vida o querer do Pai. Em seu coração não haverá lugar para o egoísmo. A prática da misericórdia será sua preocupação. A pureza de coração rejeitará a falsidade e a maldade. Será um construtor da paz, superando divisões e conflitos. Não terá medo de ser perseguido. Abraçará esse projeto e experimentará a alegria de contar com a recompensa divina.

Rezemos

Senhor, quero fazer a sua vontade. Ser um bem-aventurado, um discípulo do Reino.

O Senhor nos abençoe e guarde.