Homilia – “Assim foi dito aos antigos: eu, porém, digo a vocês”. Mt 5, 17-37

Homilia – “Assim foi dito aos antigos: eu, porém, digo a vocês”. Mt 5, 17-37
Jesus não fica apegado a letra da Lei. Apresenta um jeito novo de interpretá-la, evitando o formalismo e o moralismo. Sempre busca o espírito da Lei, aquilo que o Pai deseja de todo ser humano, revelando o que está escondido em cada mandamento.
A afirmação “Eu, porém, digo a vocês”, expressão que jamais havia saído da boca de nenhum mestre. A liberdade de Jesus, vem da sua estreita união com o Pai, que lhe permite revelar o seu verdadeiro querer para todos.
Jesus ensina como interpretar e dar o pleno cumprimento da Lei. Mostra que a justiça é a porta de entrada para o Reino de Deus. Essa justiça é desenvolvida pela prática da misericórdia nas relações humanas. “Se a justiça de vocês não superar a justiça dos doutores da Lei e fariseus, vocês não entrarão no Reino dos Céus”.

Propõe um compromisso com a vida (não matar), um compromisso com a fidelidade (adultério: evitando desejos perversos) e o compromisso com a palavra (superar conflitos, evitando reforçar os defeitos que justificam a separação, buscar o diálogo que não se baseia em juramentos porque se realiza com base na confiança).
Jesus não está abolindo a Lei, mas quer e espera que a comunidade dê um salto de qualidade em relação às suas exigências. Ele quer uma justiça acompanhada de misericórdia. A comunidade é um lugar de acolhimento e misericórdia, não um tribunal instalado no mundo, uma alfandega que impede e seleciona quem entra ou sai (como dizia o Papa Francisco).
Ele veio fazer novas todas as coisas. Mostrar que o amor a Deus e aos irmãos é a plenitude da Lei de Cristo, a justiça do Reino de Deus. São Paulo resume: “O Amor é o cumprimento total da Lei” (Rm 3, 10). Essa é a justiça que transformará as relações humanas e garantirá um mundo melhor. E não aquela justiça que só busca a vingança.
Rezemos
Senhor, quero viver de acordo com os ensinamentos e o seu modo de vida. Que a nossa justiça seja sempre acompanhada de misericórdia.
O Senhor nos abençoe e guarde.

