Homilia | Assim acontece com quem nasceu do Espírito

Homilia | “O vento sopra onde quer… você não sabe de onde, nem para onde vai. Assim acontece com quem nasceu do Espírito”. Jo 3, 1-8

Homilia | “O vento sopra onde quer... você não sabe de onde, nem para onde vai. Assim acontece com quem nasceu do Espírito”. Jo 3, 1-8
Homilia | O vento sopra onde quer você não sabe de onde nem para onde vai Assim acontece com quem nasceu do Espírito Jo 3 1 8

Homilia | Assim acontece com quem nasceu do Espírito

Nicodemos é o símbolo de todos quantos procuram Jesus com sinceridade, se mostram desejosos de encontrar a verdade e viver o novo ensinamento.

Jesus não exclui ninguém. Acolheu Nicodemos que era fariseu, se escondia nas sombras da noite, e fez a ele uma proposta radical: nascer de novo. É preciso jogar fora as coisas velhas e superadas, para entrar na dinâmica do Reino. A carne simboliza o humano, o espírito é o novo que irrompe no mundo

Nicodemos se apoia na lógica humana. É desafiado a derrubar estruturas envelhecidas, cobertas de poeiras, e acolher um novo modo de pensar, agir e de situar-se diante do Pai. 

É necessário nascer de novo: viver e agir segundo os princípios da fé e do amor. Significa deixar-se transformar por dentro, a fim de viver para Deus e para os outros, como viveu Jesus.  

Isso vale para nós e para a comunidade cristã. É a proposta do Batismo: “Deus nos salvou com um banho de renascimento e renovação do Espírito Santo. Ele derramou sobre nós o Espírito santo, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador” (Tt 3, 5-6). 

Descobrir a direção do vento e deixar-se conduzir pelo Espírito que sopra onde quer. É uma boa ocasião para verificarmos qual o espaço que abrimos à ação do Espírito Santo em nós.

Rezemos: Senhor, que eu nasça do alto e tenha um coração aberto para acolher suas palavras e viver com alegria o meu batismo.

O Senhor nos abençoe e guarde. (JLF)

Homilias diárias - junho de 2023: de acordo com o Calendário Litúrgico da Igreja Católica

[MEC id=”398130″]

Tags: