Homilia | Aqui temos um menino com cinco pães e dois peixes

Homilia | Aqui temos um menino com cinco pães e dois peixes

 

 

 

 

Homilia | Aqui temos um menino com cinco pães e dois peixes

Homilia | Aqui temos um menino com cinco pães e dois peixes
“André disse: Aqui temos um menino com cinco pães e dois peies. Mas o que é isso para tanta gente?”. Jo 6, 1-15

 

 

 

A multidão acorre a Jesus, porque viu os sinais que Ele fazia em favor dos doentes. Ofereceu ao povo dois alimentos: o material e o espiritual. A princípio, foi para a montanha e erguendo os olhos, viu o povo e constatou a fome física e espiritual daquelas pessoas.

 

Jesus assume o comando dos acontecimentos, fazendo tudo passar pelo crivo da organização e da partilha: Vê a multidão faminta, provoca os discípulos a encontrarem uma solução. Sabe que a lógica comercial não resolve o problema dos pobres. A solução está na partilha

 

Organiza os grupos. Valoriza os dons de um jovem, símbolo do desapego, que entrega o que possui (pães e peixes). Jesus os abençoa. A solução está na partilha. Todos comeram à vontade. Finalmente, ordena recolher as sobras.

 

O gesto da partilha é símbolo da Eucaristia. Eucaristia é partilha de vida, comunhão com Deus e com os irmãos, é um compromisso! Onde há compreensão da Eucaristia, não há espaço para o egoísmo, injustiças e desigualdades. 

 

A fartura que aquela multidão experimentou na multiplicação dos pães, é semelhante àquela que se derrama sobre nós na Eucaristia: Jesus Cristo, é o Pão Vivo descido do céu!  

 

Jesus evita o triunfalismo, se afasta e vai à montanha sozinho, para alimentar-se do Pai.

 

Rezemos: Senhor, quero ter: um coração sensível para perceber a necessidade dos irmãos, a coragem de ser solidário e a alegria de partilhar. Quero viver a Eucaristia e ser agradecido.

 

O Senhor nos abençoe e guarde. (JLF)

 

 

CONHEÇA CONTEÚDOS DE NOSSO APOSTOLADO:

CLUBE DE LEITURA     TELEGRAM     TWITTER     APLICATIVOS     SITE LITURGIA CATÓLICA     SITE HOMILIAS

 

Homilias diárias - junho de 2023: de acordo com o Calendário Litúrgico da Igreja Católica

 

 

 

 

 

[MEC id=”398130″]

 

 

 

 

Tags: