Homilia – “Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”. Mc 7, 31-37

Homilia diária sexta-feira JLF

Libertar a pessoa para a comunicação que é um fundamento da vida em comunhão. Homilia – “Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”. Mc 7, 31-37

Homilia – “Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”

Jesus cura um surdo que não fala normalmente. Surdez e cegueira são figuras da resistência à mensagem de Deus. Ele prepara o homem para cura: toma à parte, toca-lhe o ouvido com os dedos, a língua com saliva, ergue os olhos, suspira em prece e ordena que se abra a cura. É o seu modo de agir.


Os gestos acima lembram o nosso Batismo, onde nasce uma nova criatura, com os ouvidos abertos e a língua destravada: para escutar, viver e fazer ressoar para todos a alegria do Evangelho.


Não é só ouvir a Palavra, mas aprender a ver as pessoas como Deus nos vê, aprendendo com Jesus. Saber interagir na comunidade. Recuperar a capacidade de ouvir e falar.

Libertar a pessoa para a comunicação que é um fundamento da vida em comunhão. Sem o diálogo continuado em gestos e palavras, as relações fraternas ficam impossibilitadas.
Jesus faz resplandecer a gloria de Deus, mostra a força da palavra criadora (referência ao Genesis); os que testemunham sua ação ficam maravilhados: “Ele faz bem todas as coisas”. É o selo de qualidade da sua ação. Não faz nada incompleto. Acode as necessidades das pessoas fazendo o bem, para que fiquem livres dos males e sofrimentos.

Rezemos

Senhor, faça que eu saiba acolher quem se aproxima de mim, carente de amor e de solidariedade. Ensina-me a fazer o bem com qualidade.

O Senhor nos abençoe e guarde.