“Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!” – Homilia do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5,43-48
Jesus ensina que o mandamento do amor ao próximo, não conhece fronteiras. Impõe a disposição de amar os inimigos e rezar pelos perseguidores. É um novo e surpreendente marco: não apenas perdoar, mas amar o inimigo.
Este enunciado tem sua origem no Pai, que não faz distinção entre as pessoas, cultura e credo; derrama sobre todos seus benefícios. Não trata os pecadores com dureza e os justos com bondade. Nem impõem penúria ao malvado e abundância para os justos.
Jesus lembra: “Se vocês cumprimentam apenas seus irmãos, o que fazem demais?”. Nosso amor seria incompleto e estaria distante do modelo de amor que é o próprio Deus.
Nosso amor deve ser à semelhança de Jesus. Não podemos deixar ninguém fora do alcance desse amor, nem mesmo aqueles que se fizeram inimigos. Aos perseguidores ou os que dificultam o nosso caminhar (também nas comunidades cristãs), Jesus recomenda: “Rezem por aqueles que perseguem vocês”.
Reconhecemos que não é fácil amar os inimigos ou implorar as bênçãos divinas para os que falam mal de nós. Devemos nos inspirar na bondade divina. Caso contrário, nosso testemunho seria desprovido de relevância e nosso agir seria banal, como de pagão. Quero aprender a não julgar e nem condenar ninguém, mas apostar na misericórdia.
Rezemos
Senhor, dá-nos um coração disposto a imitar o Pai Celeste, aprender a ser misericordioso como Ele é conosco.
O Senhor nos abençoe e guarde. (Mons JLF)
Mais conteúdo
No coração das nossas pregações, encontra-se uma profunda dedicação a explorar e compartilhar reflexões inspiradoras sobre as Escrituras, a fim de atender tanto a fiéis quanto a líderes religiosos que buscam aprofundar sua fé e prática. Primeiramente, o site se destaca por sua abordagem única, oferecendo pregações ricas que, sem dúvida, tocam o coração e o espírito de quem as lê.
Telegram
Certamente, a jornada espiritual é enriquecida quando compartilhada, e é com essa premissa que convidamos você a se unir ao nosso canal do Telegram, Liturgia Católica. Primeiramente, ao inscrever-se, você não apenas ganha acesso a uma fonte inesgotável de inspiração diária, mas também se torna parte de uma comunidade vibrante que visa crescer e evoluir na fé.
Youtube
Com efeito, ao adentrarmos no vasto universo da fé, encontramos não apenas desafios, mas também inúmeras fontes de inspiração e aprendizado. Nesse sentido, convidamos você, com grande entusiasmo, a visitar e explorar o nosso canal no YouTube, Liturgia Católica. Primeiramente, é importante destacar que, ao se inscrever em nosso canal, você não só terá acesso a um conteúdo profundamente enriquecedor, mas também se juntará a uma comunidade dedicada à reflexão e ao crescimento espiritual.
Nosso perfil é um convite aberto para explorar a riqueza da fé católica mediante imagens que falam ao coração, reflexões que desafiam o espírito e orações que unem a comunidade, ademais, é uma oportunidade única de conectar-se com uma rede de fiéis engajados em viver e compartilhar o evangelho de maneira autêntica e transformadora.
Aplicativos Android
Ao instalar nossos aplicativos, certamente você terá ao alcance das mãos recursos valiosos que promovem a reflexão, o aprendizado e a oração diária, facilitando o acesso a uma vasta gama de conteúdos inspiradores que falam diretamente ao coração e à alma. Além disso, nossos aplicativos são projetados para serem espaços de acolhimento e partilha, onde cada usuário é convidado a explorar a profundidade da fé católica em seu próprio ritmo e de maneira interativa.