Homilia – “Alegrem-se comigo! Encontrei a minha ovelha perdida”. Lc 15, 3-7
Homilia – “Alegrem-se comigo! Encontrei a minha ovelha perdida”. Lc 15, 3-7
A parábola da ovelha perdida é chave para compreender o que se passa no Coração de Jesus. Sua alegria é grande, quando consegue atrair quem se perdeu nos desvios da maldade, ao seu amor. Mostrando o coração misericordioso e o amor terno e gratuito de Deus por nós. Somos convidados a participar da alegria pela recuperação de algo perdido.
Jesus se apresenta como o Bom Pastor, aquele que conhece as ovelhas pelo nome. Não permite que nenhuma se perca e, se alguma se desviar, vai atrás até encontrá-la. Imagem do extremo valor que cada pessoa tem diante de seus olhos.
Já se disse que Deus não tem memória, Ele é só coração. Deus faz tudo do seu jeito, que é ser infinitamente misericordioso. Ele nos ensina a ser igualmente misericordiosos; aprendendo a perdoar setenta vezes sete vezes, sempre.
O Coração misericordioso de Jesus nos convida a imitá-lo em nossos relacionamentos, fazendo o esforço para recuperar os que estão perdidos, desorientados, marginalizados pela sociedade. Mesmo afastados e perdidos, Ele nos encontra e reintegra na graça, no amor e na comunidade.
A verdadeira devoção ao Sagrado Coração de Jesus é testemunhada no amor àqueles que são os seus preferidos. Ele é o pastor, conhece, ama, sacrifica-se e nos defende com a própria vida. Alegra-se em ver suas ovelhas encontrando o bom caminho.

Rezemos
Senhor, dá-nos um coração semelhante ao seu, preocupado com quem se desviou e auxilie a reconduzi-los ao bom caminho. Que sejamos misericordiosos. Ó Jesus, manso e humilde de coração, faça do meu coração, semelhante ao seu. Rezemos com toda a Igreja pela Santificação do Clero.
O Senhor nos abençoe e guarde.