Homilia | “Alegra-te, ó cheia de graça o Senhor é contigo” | Lc 1, 26-38
Homilia | “Alegra-te, ó cheia de graça o Senhor é contigo” | Lc 1, 26-38
Deus nos surpreende, fazendo uma anunciação a uma jovem moça, que se tornará mãe pela ação do Espírito Santo. Deus realiza seu projeto, anunciado desde os profetas com a colaboração de Maria, através do seu sim.
Ela é cheia de graça, porque o Senhor está com ela. Cheia de graça e nela não há lugar para o pecado. O pecado não encontrou lugar em seu coração, incompatível com o egoísmo e as maldades. Ela é o sim total a Deus, pura, Imaculada. Diante da proposta do anjo, ela fica em dúvida, mas o mensageiro logo esclarece do que se trata, e ela topa o desafio.
O menino que vai nascer é o resultado da ação de Deus com o sim da jovem Maria. Para Lucas, Maria é modelo do discípulo de Jesus, isto é, daquelas pessoas que, sempre atentas aos planos divinos, se dispõem a construir uma nova sociedade.
Nela encontramos duas atitudes fundamentais de quem deseja colaborar com o projeto de Jesus: FÉ E SERVIÇO. Ela é modelo de nossa fé.
Essa página do evangelho nos ensina que Deus não escolhe os poderosos deste mundo, mas pessoas simples, dispostas a colaborar com o seu projeto amoroso e desejam gestar Jesus no seu coração e na sociedade.
Diante de Nossa Senhora, a Imaculada Conceição, queremos rezar com o Papa Francisco:
Alegra-te! o Senhor é contigo
“Ó Maria, nossa Mãe Imaculada, no dia de tua Festa, venho a Ti, e não venho sozinho:
Trago comigo todos aqueles que o teu Filho me confiou, nesta cidade de Roma e em todo o mundo, para que tu os abençoes e os salve dos perigos.
Trago a ti, Mãe, as famílias, que levam em frente a vida e a sociedade com seu compromisso diário e escondido; especialmente as famílias que tem mais dificuldades, por tantos problemas internos e externos.
Nos te agradecemos, ó Mãe, porque se mostra a nós livre de qualquer mancha de pecado.
Tu nos recordas que antes de tudo existe a graça de Deus, existe o amor de Jesus Cristo que deu a vida por nós, existe a força do Espírito Santo que tudo renova.
Livra-nos das maldades, do ódio, dos preconceitos e nos disponha a fraternidade”.
Amém.
O Senhor nos abençoe e guarde.