Homilia – “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”. Lc 1, 26-38

Homilia – “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”. Lc 1, 26-38
Na criação, Deus nos amou e nos fez a sua imagem e semelhança, tomou cada um de nós como filhos e filhas. Mas, na desobediência-pecado, onde rejeitamos o seu projeto, enganados pela serpente, nos envolvemos na maldade, destruímos a fraternidade e a natureza que nos cerca, sentimo-nos nus e nos escondemos dele. Ele nos alcança com seu amor e continua chamando para felicidade, nos une ao seu Filho para eliminar o pecado e restituir a vida. Ele veio, se fez gente e entrou na nossa história.
Deus nos surpreendeu, anunciando a uma jovem moça, que seria mãe pela ação do Espírito Santo. Deus realiza seu projeto, anunciado pelos profetas e realizado com a colaboração de Maria, através do seu sim.

Ela é cheia de graça, porque o Senhor está com ela. Cheia de graça, porque nela o pecado não encontrou lugar em seu coração, incompatível com o egoísmo e a maldade. Ela é entrega total a Deus, pura, Imaculada. Diante da proposta do anjo, ela tem dúvida. Mas, o mensageiro logo esclarece do que se trata, e ela aceita o desafio.
O menino que vai nascer é resultado da ação de Deus com o sim da jovem Maria. Para Lucas, Maria é modelo do discípulo de Jesus, isto é, daquelas pessoas que, sempre atentas aos planos divinos, se dispõem ao anúncio do Evangelho, a construir o Reino e nova relações.
Nela encontramos duas atitudes fundamentais de quem deseja colaborar com o projeto de Jesus: FÉ E SERVIÇO. Ela é modelo de nossa fé.
O evangelho ensina que Deus não escolhe os poderosos deste mundo, mas pessoas simples, dispostas a colaborar com o seu projeto amoroso e desejam gestar Jesus no seu coração, transbordando amor e serviço na sociedade.
Rezemos
Senhor, reine em nossos corações o desejo de viver na fé e na fidelidade. O amor e o serviço sejam o nosso testemunho. Ave Maria cheia…
O Senhor nos abençoe e guarde.

