Homilia | Adesão a Cristo

Homilia | Adesão a Cristo

Homilia | Adesão a Cristo - Se buscas onde permanecer, una-te a Cristo, porque ele é a vida, pois quem me acha encontra a vida, e alcança o favor do Senhor ⛪

Homilia | Adesão a Cristo

Eu sou o caminho, a verdade e a vida (Jo 14, 6).

I. O caminho é o próprio Cristo, porque por meio dele temos acesso ao Pai. Porém, como esse caminho não está distante do término, senão unido a ele, acrescenta: verdade e vida. E assim é ao mesmo tempo caminho e término; caminho por sua humanidade; término, por sua divindade. Por isso diz enquanto homem: Eu sou o caminho; e enquanto Deus acrescenta: a verdade e a vida. Estas duas coisas designam convenientemente o término desta vida. Porque o término deste caminho é o fim do desejo humano; além disso, o homem deseja duas coisas principalmente: conhecer a verdade e continuar sendo o que é. E Cristo é o caminho para conhecer a verdade, porque ele mesmo é a verdade. É também o caminho para chegar à vida, porque é a vida.

II. Deste modo Cristo se designou a si mesmo como caminho unido ao término, pois ele é término contém em si tudo o que se pode desejar, a saber: a verdade e a vida. Se buscas, portanto, por onde passar, receba a Cristo, pois ele é o caminho. Este é o caminho, anda nele (Is 30, 21). E Santo Agostinho diz: “Anda pelo homem, e chegarás a Deus”. Porque é melhor coxear no caminho, que correr fora do caminho: o que coxeia no caminho, ainda que avance pouco, se aproxima do término; porém, o que anda fora do caminho, quanto mais corre tanto mais se afasta do término.

Se buscas, por conseguinte, aonde ir, adere-te a Cristo, pois ele é a verdade à que devemos chegar.

Se buscas onde permanecer, una-te a Cristo, porque ele é a vida: Pois quem me acha encontra a vida, e alcança o favor do Senhor (Pr 8, 35).

III. Ali há segurança. Se queres estar seguro, adere-te a Cristo; não poderás desviar-te, porque ele é o caminho. Daí que aqueles que aderem a Cristo não andam fora do caminho reto. Por outra parte, não pode ser enganado, porque ele é a verdade e ensina toda a verdade. Não pode, ademais, ser perturbado, porque ele é a vida e a fonte da vida (Jo 10, 10). Porque, como assegura Santo Agostinho,” disse o Senhor: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, como se dissesse: Por onde quereis ir? Eu sou o caminho. Aonde quereis ir? Eu sou a verdade. Onde quereis permanecer? Eu sou a vida”. Pois, segundo disse Santo Hilário,” o que é caminho não conduz a lugares extraviados, nem engana com o erro o que é a verdade, nem leva à morte o que é vida.

Ou, de outro modo, três coisas se aperfeiçoam por Cristo. Porque é caminho para os que exercitam a vida ativa; Cristo é verdade para os que perseveram na contemplação; e dirige a intenção dos ativos e contemplativos para a vida eterna. Assim, pois, o Senhor é, para nós, caminho para ele, e por ele ao Pai.

In Joan., XIV.

VEJA TAMBÉM


Calendário Santoral Tradicional

Calendário Santoral Tradicional

CLUBE DE LEITURA

Tags: