Homilia – “A quem muito foi dado, muito será exigido”. Lc 12, 39-48

Homilia – “A quem muito foi dado, muito será exigido”. Lc 12, 39-48

Homilia – “A quem muito foi dado, muito será exigido”. Lc 12, 39-48

O discípulo de Jesus é exortado a levar uma vida sensata e fiel. Deve manter a atenção aos apelos do Senhor, servir à comunidade na alegria e jamais desviar-se do caminho. É uma recomendação para todos: o povo e as lideranças.

A fidelidade consiste em não abrir mão do projeto de Deus, mesmo diante das perseguições e contrariedades. É caminhar na contramão da mentalidade do mundo. Isso exigirá do discípulo uma decisão, para não fraquejar no primeiro confronto.

A fidelidade se concretiza, quando a adesão ao Reino é fruto da liberdade, purificada das paixões e seduções. Como lembra São Paulo aos Romanos; devemos viver em busca da conversão, saindo da morte para a vida, entregando-nos ao serviço de Deus e trabalhando para implantar o Reino, onde o pecado não terá mais vez.

Aparecida 2 Amazon

O Evangelho apresenta um discípulo vigilante com a mentalidade de administrador e não de patrão. Só Deus é o Senhor. Na comunidade, não precisamos de “patrão”, mas de “servidores”. Não podemos usar de autoritarismo e poder, mas empenhar-se humildemente no serviço fraterno e generoso. No serviço, os dons frutificam.

Dom partilhado é dom multiplicado. Dom retido, é dom perdido. Quem muito recebeu, deve devolver com abundância, usando-o da maneira mais conveniente possível. Assim estaremos sempre prontos para receber o Senhor que vem. Embora seja exigente, estaremos prontos para ser submetidos ao julgamento divino.

Rezemos

Senhor, quero ser um servo fiel. Pronto a prestar contas da minha vida, contando com a seu amor misericordioso.

Hoje celebramos a memória de São João Paulo II. Em sua solicitude apostólica, deixou-nos um rico magistério e a renovação da legislação eclesiástica. Que ele nos ajude a perceber os sinais dos tempos e buscar na força da oração e da fidelidade a nossa vocação, os caminhos para concretizar o projeto de Jesus, o Reino de Deus. É hora de evangelizar! Não tenham medo! São João Paulo II, rogai por nós!

O Senhor nos abençoe e guarde!