Homilia – “A paz de vocês repousará sobre ele”. Lc 10, 1-12.17-20
Homilia – “A paz de vocês repousará sobre ele”. Lc 10, 1-12.17-20
NINGUÉM EVANGELIZA SOZINHO – SOMOS DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS
Jesus apresenta aos discípulos as instruções missionárias e chama a atenção para algo importante: suas ações correspondem ao querer do Pai da qual são os mediadores. O bem que realizam é expressão do amor de Deus pelos seres humanos carentes de libertação. Isso só é possível por estarem em sintonia com o Pai em nome de quem agem. A missão dos setenta e dois discípulos, é a missão de toda comunidade.
A Igreja não tem fronteira e não se limita a nenhum povo e nenhuma cultura; precisa se fazer presente em toda a parte onde o Reino, o projeto de Jesus, ainda não se estabeleceu. A evangelização é o objetivo da ação da Igreja, tornar Jesus conhecido e Amado, ensinando o caminho do Evangelho.
Os discípulos são enviados dois a dois para mostrar que a missão não é iniciativa individual, mas obra da comunidade. Ninguém evangeliza sozinho! Os discípulos vão à frente do Senhor preparando o caminho. Preparando o coração para acolher o amor de Deus.

O perfil dos missionários
O evangelho apresenta o perfil dos missionários. Dentre outras características:
a) são pessoas que rezam pedem ao Senhor da Messe que envie operários para o trabalho, sabem que o trabalho não se faz sozinho;
b) devem estar dispostas a enfrentar os desafios da missão, pois há lobos ferozes querendo destruir o projeto de Jesus e seus anunciadores;
c) são pessoas despojadas, que não visam lucros e sabem que o resultado da missão não depende dos bens materiais e de grandes investimentos;
d) são pessoas promotoras da paz, dom que o Cristo Jesus nos dá por excelência. Anunciar a paz não é mera formalidade, mas anúncio do Reino que está chegando.
A missão dos setenta e dois discípulos, lembra a missão de todos, chamados a evangelizar no vasto e complicado campo das realidades terrenas. Somos enviados a partir do Batismo, como discípulos e missionários.
É grande a dignidade dos trabalhadores da messe. É grande a alegria de ter o nome inscrito nos céus, como os colaboradores do Pai! Os apóstolos do Reino. Tudo o mais é decorrência desta experiência fundamental.

Rezemos
Senhor, conte comigo para fazer o seu amor libertador chegar à humanidade carente de salvação. “Eis-me aqui Senhor. Para fazer a tua vontade e viver o teu amor”.
O Senhor nos abençoe e guarde.