Homilia | “A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva” | Lc 1, 46-56
Homilia | “A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva” | Lc 1, 46-56
O Natal se aproxima; Deus se faz homem e gratuitamente vem habitar entre nós. Saibamos agradecer sempre e façamos de nossa vida uma constante oferenda.
Maria em seu canto agradece a Deus por tantas maravilhas que Ele fez em sua vida e na vida de seu povo. Maria, na sua pequenez, sabe agradecer diante de Deus, e seu espirito se alegra em Deus que olha para os humildes.
Reconhece que a chamarão de bem-aventurada, não pelos seus merecimentos, mas pela graça em sua vida. Recorda que Deus não está alheio às injustiças e sofrimentos humanos. Maria com seu canto orante nos ensina como será o tempo novo com a vinda de Jesus, fazendo seu Reinado irromper na história.
Mostra o rosto de um Deus preocupado com os pequenos, e conta com eles para realizar grandes maravilhas. Volta-se para a “humildade de sua serva”. A misericórdia divina atravessa os tempos, chegando aos que necessitam. Os prepotentes serão privados da riqueza acumulada na exploração. Os pobres e explorados terão Deus ao seu lado e serão cumulados de bens. Ele cumpre a palavra dada!
É um anuncio feito com ousadia e coragem de quem acredita. É a boa notícia da libertação que Deus traz para a humanidade. Não é ódio e nem violência, mas a misericórdia e o amor manifestado e estabelecido numa nova ordem: mais justa, humana e fraterna.
Rezemos
Senhor, que o canto do Magnificat seja minha inspiração. Que eu seja agradecido e disponível para servir como Maria.
O Senhor nos abençoe e guarde.