Homilia – “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos”. Lc 10, 1-9
Homilia – “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos”. Lc 10, 1-9
Jesus escolhe os setenta e dois discípulos para a missão. E continua chamando os batizados para transformá-los em discípulos missionários. São enviados dois a dois, para anunciar, já que são dois os preceitos da caridade: o amor a Deus e ao próximo, demonstrando a caridade com o irmão.
Todos recebem as mesmas orientações: 1 — São enviados para o meio dos lobos; 2 — Anunciem a Boa-Nova da paz num mundo onde os lobos apregoam a violência; 3 — Evangelizem pelo testemunho de vida pobre e desapegada. O discípulo vai aprendendo a responder: “Senhor, aqui estou!”.
Recomenda que visitem as famílias. Ao entrar, façam a saudação de paz, que fiquem onde foram hospedados, comam e bebam do que ali tiverem, com simplicidade e sem exigências. As famílias devem ser parceiras na missão.

São Lucas
Hoje, lembramos de São Lucas. O seu Evangelho é reconhecido como o “Evangelho do amor e da Misericórdia”. É autor dos Atos dos Apóstolos, um registro do desenvolvimento inicial da vida da Igreja. Utiliza sua cultura e pesquisas para deixar escrito aspectos significativos da vida e missão de Jesus. Salienta gestos e palavras de bondade e misericórdia, a alegria da salvação e o dinamismo do Espírito Santo na obra libertadora de Jesus. Com leveza e beleza conta-nos a Parábola do Pai misericordioso.
Lucas nasceu na Antioquia, Síria, o único evangelista que não era judeu. Era médico, pintor, muito culto, sendo convertido e batizado por São Paulo. Lucas conhecia muito bem a língua grega. São Jerônimo manifesta sua admiração pelo escritor: “o mais dotado em língua grega entre os evangelistas”. Os seus dotes foram colocados a serviço da comunidade e da redação e difusão do Evangelho.
Rezemos
O Senhor necessitou de braços/
Para ajudar a ceifar a messe/
E eu ouvi seus apelos de amor/
Então respondi: aqui estou! Aqui estou!
Queremos rezar e parabenizar os médicos, principalmente aqueles que cuidam de nós…
O Senhor nos abençoe e guarde.

