Homilia – “A lepra desapareceu e o homem ficou curado”. Mc 1, 40-45

Homilia – “A lepra desapareceu e o homem ficou curado”. Mc 1, 40-45
A liturgia de hoje apresenta para nós a derrota dos hebreus que tinham abandonado a Aliança e deixado Deus de lado. E também, um leproso que se aproxima de Jesus e pede a cura. A libertação da doença do corpo, a lepra; e da alma, o preconceito.
Jesus cheio de compaixão, toca o corpo ferido e restaura o coração entristecido. Uma restauração acontece! O “Quero” de Jesus, continua ressoando forte aos nossos ouvidos e tocando o nosso coração, mostrando o que Deus quer realizar em nós, uma transformação.
A situação dos leprosos era trágica. Deviam ficar isolados, impedindo que alguém se aproximasse deles. Ninguém podia tocar neles, eram impuros. O preconceito religioso produzia um preconceito social. Jesus se mostra livre de preconceitos.
Jesus se compadece e toca o leproso, sem nenhum escrúpulo de ser contaminado. Estava a serviço da vida, missão que recebeu do Pai. A Lei constata e declara a doença, excluindo o doente. Jesus reintegra: Curar é cuidar! Foi solidário e compassivo: tocou, cuidou e curou.

O leproso devia ficar fora
O leproso devia ficar fora. O evangelho termina dizendo que Jesus, já não podia entrar na cidade, ficando fora nos lugares desertos, junto aos excluídos, que também não podiam entrar… A cidade lhes foi hostil.
Jesus assumiu o lugar do leproso, excluído e marginalizado. Tomando o lugar de pecador. Na cruz tomou nosso lugar, oferecendo-se a si mesmo ao Pai. Doando sua vida, morreu por nós e garantiu nossa salvação.
Hoje existem, como outrora, pessoas que continuam carregando pesados fardos de exclusão, inclusive religiosa. O discípulo do Reino só será fiel a Jesus se estiver disposto a superar os preconceitos e realizar gestos de compaixão que tocam, cuidam e curam. Divulgando a misericórdia e a solidariedade como Jesus, sendo fiel a sua prática.
Rezemos
Senhor, quero ser livre, proclamando a misericórdia, superando o preconceito e ajudando quem precisa. Cuidar para curar.
O Senhor nos abençoe e guarde.

