Homilia – “A lâmpada, traz-se, para ser colocada sobre o candelabro. Com a mesma medida que medimos, seremos medidos”. Mc 4, 21-25
Homilia – “A lâmpada, traz-se, para ser colocada sobre o candelabro. Com a mesma medida que medimos, seremos medidos”. Mc 4, 21-25
A fé no Senhor ilumina o nosso caminho e derrama muitas bençãos sobre a nossa vida. Davi rezando diante da Arca da Aliança lembra que o Senhor escolheu Israel para ser o seu povo. Ele o escolheu para ser o seu servo e graças a sua benção, lhe concederá um herdeiro se permanecer fiel: “a casa do seu servo será abençoada para sempre”.
Ontem lembramos de Santo Tomás de Aquino, um grande intérprete da Palavra de Deus. Ele pedia ao Senhor inteligência para aprender e interpretar corretamente a Palavra; graça para ensinar, acerto e direção para progredir, e perfeição ao concluir.
A Palavra sofre com as interpretações e por vezes até invalidada pela tradição e costumes. Por isso Jesus vai lembrar: “Prestem atenção no que estão ouvindo… se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”. A Palavra não pode ser reduzida as nossas observações e nem favorecer nossos privilégios.

A Palavra de Deus é como a luz de uma lâmpada: não deve ficar escondida ou guardada na intimidade do coração. Ela merece ser conhecida, amada e difundida sem medo e sem mesquinhez. São Paulo reza pedindo: “Que eu proclame com toda a ousadia o Evangelho, como é o meu dever” (Ef 6, 20).
A luz da fé deve brilhar forte no testemunho, na esperança e nas ações para se chegar num mundo melhor. Deixemo-nos envolver pela Palavra e nos tornemos mais enriquecidos em nossa caminhada espiritual. Sendo ouvintes entusiasmados e bons praticantes da Palavra de Deus. E saibamos divulgá-la em toda parte com todos os recursos à nossa disposição.

O testemunho de vida é uma lâmpada que nos acompanha. A Igreja deve ser luz para iluminar as esperanças e as contradições do nosso tempo. O testemunho de vida cristã é uma luz suave e envolvente, indicando para aquele que é a Luz do Mundo. Deixemo-nos iluminar por Cristo!
Rezemos
Senhor, que eu saiba buscar a sua Luz! E iluminar a minha vida com o amor, a bondade, a justiça, a solidariedade… Que eu faça sempre o bem!
O Senhor nos abençoe e guarde.
