Homilia | “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos… proclamem: O Reino dos céus está próximo… de graça receberam, de graça devem dar”. Mt 9, 35-10,1.6-8
Homilia | “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos… proclamem: O Reino dos céus está próximo… de graça receberam, de graça devem dar”. Mt 9, 35-10,1.6-8
A grande colheita
Jesus vai peregrinando no meio do povo, anunciando o Reino de Deus, e fazendo o bem em sua caminhada. É um Mestre itinerante. Ia de cidade em cidade mostrando a misericórdia com os sofredores e anunciando o amor de Deus pela humanidade.
Jesus é a mediação da misericórdia divina e mostra o quanto o Pai ama a humanidade. É a comunicação da Boa Notícia, o desejo do Pai, que nutre um grande amor por nós e ajuda a superar tudo aquilo que torna o homem infeliz. Anuncia o evangelho e cura as doenças.
A palavra de Jesus vem acompanhada de ação, gestos e atitudes: a cura dos doentes, a purificação dos leprosos, o exorcismo dos espíritos maus, a ressurreição dos mortos. É o Reino chegando como vitória sobre a doença, a exclusão social, o mal e a morte. Uma prática que provoca a alegria no povo.
Jesus partilha essa missão com os discípulos, cabe a eles se colocarem a serviço daqueles que sofrem e são carentes do amor do Pai, e anunciar a proximidade do Reino. Tirar dos ombros o peso da opressão e recuperar a alegria de viver.
Aos discípulos cabe pedir ao Senhor da colheita, trabalhadores para a missão. Uma missão que não é iniciativa humana. Ela é do Senhor da messe, de Deus. É continuar nos passos de Jesus, sendo uma presença amorosa, anunciando a bondade e realizando atos que confirmem a missão assumida.
Rezemos
Senhor, quero permanecer nos teus passos, anunciar o evangelho, a cura dos sofrimentos, recuperar a alegria de viver, mostrando o Reino crescendo entre nós.
O Senhor nos abençoe e guarde.