HOMILIA – “A aquele a quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido”. Lc 12, 39-48
“A aquele a quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido”. Lc 12, 39-48
O discípulo de Jesus é exortado a levar uma vida sensata e ser fiel. Não se desvia do caminho, está sempre atento aos apelos e, na alegria, serve a comunidade. Essa recomendação é para todos; o povo e as lideranças.
A fidelidade consiste em não abrir mão do projeto de Deus. Acontece em meio a perseguições e contrariedades, pois se trata de caminhar na contramão da mentalidade do mundo. Exige do discípulo uma decisão, para não fraquejar no primeiro confronto.
Reino é fruto da liberdade
A fidelidade se concretiza, quando a adesão ao Reino é fruto da liberdade, purificada das paixões e seduções. O Evangelho apresenta um discípulo vigilante com a mentalidade de administrador e não de patrão. Só Deus é o Senhor.
Na comunidade não precisamos de “patrão”, mas de “servidores”. Não podemos usar de autoritarismo e poder, mas empenhar-se na humildade, no serviço fraterno e generoso.
No serviço os dons frutificam. Dom partilhado é dom multiplicado. Dom retido, é dom perdido. Quem muito recebeu, deve devolver com abundância. Assim estaremos sempre prontos para receber o Senhor que vem. Embora seja exigente, estaremos prontos para ser submetidos ao julgamento divino.
Rezemos:
Senhor, quero ser um servo fiel. Pronto a prestar contas da minha vida, contando com a seu amor misericordioso.
O Senhor nos abençoe e guarde.
JLF
MAIS CONTEÚDO: HOMILIA EM VÍDEO
HOMILIA DA LITURGIA DIÁRIA
CALENDÁRIO LITÚRGICO
[MEC id=”398126″]