Jesus convida: “Venham ver”. Eles foram e viram onde Jesus morava e ficaram com Ele o dia inteiro. “Foram ver onde Jesus vivia e permaneceram com Ele” – Homilia
Homilia – Foram ver onde Jesus vivia e permaneceram com Ele
João Batista testemunha: “Este é o Cordeiro de Deus”. Apresenta Jesus aos seus seguidores. Não fica apegado aos próprios discípulos e nem os enche de recomendações. Ele os leva a Jesus, sabe que estarão em boas mãos.
Jesus pergunta aos seguidores iniciantes: “O que vocês estão procurando?”. É um questionamento importante na vida de todo discípulo: Quem nós queremos seguir? Isso não pode ser só curiosidade.
Jesus convida: “Venham ver”. Eles foram e viram onde Jesus morava e ficaram com Ele o dia inteiro. Só a convivência revela quem é Jesus e a sua proposta. É um aprendizado transformador. Reconhecem sua condição de Messias, e anunciam que encontraram o Cristo. Empenham-se em possibilitar a outras pessoas a mesma experiência. Se tornam discípulos de Jesus e missionários do Evangelho.
André intuiu o espírito do chamado, e foi logo anunciar a Boa-Nova ao seu irmão. Pela ação de André, as portas se abriram para Pedro, a quem Jesus vai conferir uma nova identidade. Foi chamado de “Cefas” (rocha), será encarregado de cuidar da comunidade, a Igreja.
O caminho do discipulado continua! É refeito por nós, quando colocamos nossos passos nas pegadas de Jesus. Sem “ver” Jesus, não seremos capazes de firmar a nossa adesão consciente e livre ao seguimento. É preciso manter-se no compromisso com o Reino: o amor, a fraternidade, a justiça, o serviço e a compaixão.
Rezemos:
Senhor, faça de nós discípulos autênticos e missionários do Evangelho, que a nossa vida esteja espelhada na sua.
O Senhor nos abençoe e guarde. (JLF)