HOMILIA – FESTA DA TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR

FESTA DA TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR

 

Os discípulos estavam entristecidos com o anuncio da paixão feito por Jesus. Toma os três mais representativos entre eles e os conduz ao alto da montanha para mostrar que sua vida não será um fracasso, mas terá um fim vitorioso, a Ressurreição.

 

No alto da montanha, lugar da manifestação divina, Jesus se transfigura diante deles. Apresenta dois dos representantes do Antigo Testamento; Moises (a Lei) e Elias (os profetas), que conversavam com Jesus, o que significa que, a Lei e os profetas recebem a plena realização nele.

 

O Antigo Testamento dialogando com Jesus, e Jesus é agora o interprete do Pai para a humanidade, a Palavra encarnada. “Este e o meu Filho amado. Escutem-no”. Jesus é maior do que Moises e Elias, é o filho Unigênito do Pai.

 

O Pai proclama a divindade de Jesus, o Filho amado. Ele irá transfigurar o mundo com a cruz e a ressurreição. Aos apóstolos e a todos nós dá segurança: “Não tenham medo”. O caminho da ressurreição passa pela cruz, a gloria passa pelo sofrimento.

 

Depois dessa experiência, eles tiveram que descer a montanha e continuar enfrentando a realidade cotidiana; a injustiça, o ódio, o sofrimento, a fome, as enfermidades, as dores…, mas desceram com a fé renovada e com o coração cheio de certezas.

 

Não podemos fugir da dura realidade, devemos trabalhar para que ela seja transfigurada pelo projeto de Deus que vai se concretizando através do nosso testemunho. Somos convidados a enfrentar os desafios com fé e coragem. Não devemos fugir de nada.

 

 

Rezemos: Senhor: Dá-nos a graça de penetrar a tua intimidade. E iluminado, eu seja testemunha da tua luz e do teu amor.

 

 

Deus abençoe você e sua família.