HOMILIA – “Felizes são seus olhos, porque vêem, e seus ouvidos, porque ouvem”. “Mt 13, 16-17
HOMILIA – “Felizes são seus olhos, porque vêem, e seus ouvidos, porque ouvem”. “Mt 13, 16-17
FESTA DE SÃO JOAQUIM E SANT’ANA – DIA DOS AVÓS
Na plenitude dos tempos Deus se revela à humanidade, sem sombras e sem véus. Está revelação é feita na pessoa de Jesus Cristo. Mesmo assim, muitos não quiseram ver nem ouvir a Boa Notícia. Felizes os que compreenderam e anunciaram com alegria.
“Felizes são os olhos de vocês, porque veem, e seus ouvidos, porque ouvem”. São Joaquim e Sant’Ana, avós maternos de Jesus, beberam dos ensinamentos na fonte genuína e se beneficiaram dessa presença contagiante. Tiveram a graça de viver intensamente essa experiência.
A tradição com base no protoevangelho de Tiago (sec II) é que nos oferece os nomes dos avós de Jesus, os pais de Nossa Senhora. Joaquim, significa “Deus concede”, e Ana, “graça”. No Oriente o culto começou bem cedo, ao lado do culto à Maria, Mãe de Jesus. No Ocidente, foi mais tarde, por volta do sec. XVI que espalhou essa devoção.
Jesus lembra: “Vocês reconhecerão a árvore pelos seus frutos” (Cf Mt 7, 20). O fruto de Joaquim e Ana é Maria, “Bendita entre todas as mulheres” e todas as gerações a “chamarão de bem-aventurada”. Seus pais a introduziram na fé de Abraão e a prepararam para ser a Mãe do Salvador e de todos nós.
Hoje celebramos o dia dos Avós. Os avós carregam, na mente e no coração, uma grande riqueza: as memórias de sua existência. É preciso escutar suas lições, prestar atenção em suas palavras, porque quem não cultiva as memórias não constrói a história! Eles estão em nossa origem biológica, cultural e principalmente de nossa fé.
Ninguém chega à fé por si mesmo, mas pelo testemunho de outros, principalmente dos antepassados. Em Joaquim e Ana, a liturgia lembra a missão de transmitir a fé às novas gerações. Vamos cultivar e respeitar a memória para construir a história.
Quero cumprimentar todos os nossos queridos avós, Deus os abençoe! Rezemos pelos nossos avós.
Rezemos:
Senhor, abra nossos olhos e os ouvidos para acolher a Palavra semeada. Abençoe os idosos e nossos avós.
O Senhor nos abençoe e guarde.
REFERÊNCIA: “Felizes são seus olhos, porque veem, e seus ouvidos, porque ouvem”. “Mt 13, 16-17
MAIS CONTEÚDO
[MEC id=”398126″]