HOMILIA – “Felizes são seus olhos, porque vêem”

HOMILIA – “Felizes são seus olhos, porque vêem, e seus ouvidos, porque ouvem”. “Mt 13, 16-17

HOMILIA – “Felizes são seus olhos, porque vêem, e seus ouvidos, porque ouvem”. “Mt 13, 16-17

FESTA DE SÃO JOAQUIM E SANT’ANA – DIA DOS AVÓS

Na plenitude dos tempos Deus se revela à humanidade, sem sombras e sem véus. Está revelação é feita na pessoa de Jesus Cristo. Mesmo assim, muitos não quiseram ver nem ouvir a Boa Notícia. Felizes os que compreenderam e anunciaram com alegria.

“Felizes são os olhos de vocês, porque veem, e seus ouvidos, porque ouvem”. São Joaquim e Sant’Ana, avós maternos de Jesus, beberam dos ensinamentos na fonte genuína e se beneficiaram dessa presença contagiante. Tiveram a graça de viver intensamente essa experiência.

A tradição com base no protoevangelho de Tiago (sec II) é que nos oferece os nomes dos avós de Jesus, os pais de Nossa Senhora. Joaquim, significa “Deus concede”, e Ana, “graça”. No Oriente o culto começou bem cedo, ao lado do culto à Maria, Mãe de Jesus. No Ocidente, foi mais tarde, por volta do sec. XVI que espalhou essa devoção.

Jesus lembra: “Vocês reconhecerão a árvore pelos seus frutos” (Cf Mt 7, 20). O fruto de Joaquim e Ana é Maria, “Bendita entre todas as mulheres” e todas as gerações a “chamarão de bem-aventurada”. Seus pais a introduziram na fé de Abraão e a prepararam para ser a Mãe do Salvador e de todos nós.

Hoje celebramos o dia dos Avós. Os avós carregam, na mente e no coração, uma grande riqueza: as memórias de sua existência. É preciso escutar suas lições, prestar atenção em suas palavras, porque quem não cultiva as memórias não constrói a história! Eles estão em nossa origem biológica, cultural e principalmente de nossa fé.

Ninguém chega à fé por si mesmo, mas pelo testemunho de outros, principalmente dos antepassados. Em Joaquim e Ana, a liturgia lembra a missão de transmitir a fé às novas gerações. Vamos cultivar e respeitar a memória para construir a história.

Quero cumprimentar todos os nossos queridos avós, Deus os abençoe! Rezemos pelos nossos avós.

Rezemos:

Senhor, abra nossos olhos e os ouvidos para acolher a Palavra semeada. Abençoe os idosos e nossos avós.

O Senhor nos abençoe e guarde.

REFERÊNCIA: “Felizes são seus olhos, porque veem, e seus ouvidos, porque ouvem”. “Mt 13, 16-17


MAIS CONTEÚDO

LITURGIA CATÓLICA - www.liturgiacatolica.com
LITURGIA CATÓLICA – www.liturgiacatolica.com

CANAL LITURGIA CATÓLICA PONTO COM
CANAL LITURGIA CATÓLICA PONTO COM

EDITORA OBRAS CATOLICAS
EDITORA OBRAS CATOLICAS

PROMOÇÕES AMAZON
PROMOÇÕES AMAZON

CANAL LITURGIA CATÓLICA NO TELEGRAM
CANAL LITURGIA CATÓLICA NO TELEGRAM

TWITTER
TWITTER

[MEC id=”398126″]