Eu sou o pão que desceu do céu — Homilia de Jo 6, 41-51

Eu sou o pão que desceu do céu — Homilia de Jo 6, 41-51

Jesus é o Pão da vida! Dá ânimo para caminhar e não se deixar abater porque reforça no coração a confiança! Eu sou o pão que desceu do céu — Homilia de Jo 6, 41-51

Eu sou o pão que desceu do céu — Homilia de Jo 6, 41-51

Os judeus murmuravam contra Jesus e essa é, então, a mesma atitude do povo no deserto, eles murmuraram contra Moises, e agora eles murmuram contra Jesus. Esse clima de confronto se instala e certamente vai crescendo até a condenação e morte de Jesus.


Assim, Jesus aproveita o ensejo para reforçar seu ensinamento: “Quem acredita em mim tem a vida eterna”. Mas as suas palavras não encontram ressonância naqueles corações endurecidos.


O maná não evitou que o povo morresse no deserto, e então Jesus lembra: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu”, acenando para o banquete Eucarístico. O maná foi provisório, mas a Eucaristia é definitiva.


Analogamente, o anjo vai lembrar a Elias que desanimado adormece debaixo de uma arvore: “Levanta-te e come deste pão. Pois te resta uma longa caminhada a fazer”. E Elias levantou, comeu, bebeu e caminhou quarenta dias e quarenta noites até a montanha do Senhor, pois precisamos comer do Pão da vida.


Jesus é o Pão da vida! Dá ânimo para caminhar e não se deixar abater, outrossim, reforça no coração o sentimento de esperança e de confiança para construir o mundo querido pelo Pai. Sacia a sede de sentido para a vida, enquanto leva o homem a superar os sentimentos negativos de amargor, ira, maldade… e eventualmente ensina a ser bondoso, compassivo, e ser capaz de perdoar, sendo imitadores de Deus e vivendo no amor.

Rezemos

Senhor, seja o alimento que coloca em meu coração a esperança e a coragem para caminhar nos desertos da vida. Transforma a minha vida e a vida do mundo. Abençoe os nossos pais, sinal do seu amor entre nós. Obrigado pelos nossos pais e abençoe a nossa família.

O Senhor nos abençoe e guarde. (Mons. JLF)

Leitura

BIBLIOTECA CATÓLICA

Você pode se interessar por:

Tags: