HOMILIA – “Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores”. Mt 9, 9-13
HOMILIA – “Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores”. Mt 9, 9-13
Jesus veio para oferecer a salvação a todos, não se deixa levar pelos preconceitos. Vai chamar justamente um cobrador de impostos para ser seu discípulo. Esse jeito de Jesus agir ganha relevância quando Mateus, abandona a mesa coletora e, convida Jesus para ir à sua casa e entrar em sua vida e na vida dos outros pecadores.
Nesta refeição, Jesus busca estar com os pecadores e marginalizados para ser, junto deles, sinal do amor de Pai, preocupado em trazê-los para junto de si.
O pensamento dos fariseus estava muito longe do pensar de Deus. Embora se apresentassem como perfeitos religiosos, se consideram justos e permanecem fechados à misericórdia divina. Eles acabam censurando a atitude de Jesus por se misturar com os cobradores de impostos e seus amigos.
Jesus vai argumentar: os doentes é que precisam de médico! Sua preocupação é estabelecer uma boa convivência sem julgar ou condenar. Jesus não exclui ninguém, mas só os humildes aceitam seu convite e vão encontrar o bom caminho da misericórdia. Se preocupa em mostrar o quanto Deus ama cada um deles e lhes quer bem.
Deus escolhe quem quer e purifica os escolhidos. Mateus deixa para nós um itinerário espiritual: compreender o amor do Pai por nós e imitar sua misericórdia. A justiça do Reino é inseparável da misericórdia. São os mais perdoados os que mais amam.
Rezemos: Senhor, concede a cada um de nós um coração repleto de misericórdia e amor. Sagrado Coração de Jesus, eu confio em vós! Fazei do meu coração semelhante ao vosso!
O Senhor nos abençoe e guarde.
REFERÊNCIA: “Jesus viu e chamou Mateus, e disse: Segue-me. Ele se levantou e seguiu… é preciso aprender o que significa: Misericórdia é o que eu quero e não sacrifícios… eu não vim chamar os justos, mas os pecadores”. Mt 9, 9-13
MAIS CONTEÚDO
[MEC id=”398126″]