“Ensinava como quem tem autoridade”. Mc 1, 21-28

Na sinagoga Jesus enfrenta um espírito impuro. O maligno está ameaçado, mas não desiste. “Ensinava como quem tem autoridade”. Mc 1, 21-28

 

 

 

 

 

 

 

Ensinava como quem tem autoridade

 

 

 

 

 

 

JESUS ENSINA E LIBERTA

 

Jesus inicia seu ministério proclamando que o tempo se completou e o Reino de Deus está próximo. Forma um grupo de amigos, os futuros missionários. Trabalharão com ele em favor das pessoas. Serão pescadores de gente. Depois vai a sinagoga de Cafarnaum com os discípulos.

 

A sinagoga era um lugar de oração e ensinamento para a comunidade. Uma escola para todos, e aí, Jesus ensinava. Não era o ambiente mais acolhedor ao seu ensinamento. Ali, enfrenta muita resistência e hostilidade. Um grupo se encanta, outro se opõe e tornam-se seus opositores durante toda a sua missão.

 

Jesus ensina com simplicidade e muitos gostavam de ouvi-lo e se maravilhavam com seus gestos de amor, cura e libertação. Falava do coração do Pai para o coração dos homens. Seu ensinamento carrega a superioridade do amor que o Pai ensinou. Ensinava diferente dos demais.

 

Na sinagoga Jesus enfrenta um espírito impuro. O maligno está ameaçado, mas não desiste. São aqueles que estão acomodados, incomodados e não querem nenhuma mudança; não entenderam o convite de conversão da Boa Notícia que Jesus trouxe para todos. O maligno manifesta uma radical oposição que surge dentro do local sagrado.

 

Jesus não aceita aquele testemunho que parte da falsidade: “Eu sei quem Tu és: O Santo de Deus”. O maligno, não tem autoridade para falar em seu nome e muito menos de ensinar. Este ensinamento escraviza e exclui, cria complexos e diminui as pessoas. Ele não dialoga com o mal, o faz calar: “Cale-se, e saia dele”.

 

Quem ensina é Jesus. A sua santidade vence o egoísmo, influencia seu agir misericordioso, é a bondade que cura e liberta. Denuncia o que é prejudicial a vida e não compactua com a opressão e o sofrimento. Ele não teme os opositores e sua maldade. Continua ensinando e libertando, fazendo desabrochar o amor e a bondade para que as pessoas cresçam e vivam felizes.

 

 

Rezemos

Senhor, quero ser seu discípulo, fazer o bem e vencer o mal, numa vida pautada no amor que me aproxima dos irmãos e do Pai.

O Senhor nos abençoe e guarde. (JLF)

 

Missal Romano 3ª Edição Típica 2023
Missal Romano 3ª Edição Típica 2023
ORAÇÕES EUCARÍSTICAS PARA CONCELEBRAÇÃO - CONFORME 3ª EDIÇÃO TÍPICA DO MISSAL ROMANO
ORAÇÕES EUCARÍSTICAS PARA CONCELEBRAÇÃO CONFORME 3ª EDIÇÃO TÍPICA DO MISSAL ROMANO

 

 

INSTRUÇÃO GERAL DO MISSAL ROMANO 2023
INSTRUÇÃO GERAL DO MISSAL ROMANO 2023

 

Como fazer amigos e influenciar pessoas
Como fazer amigos e influenciar pessoas

 

 

 

 

Hábitos Atômicos
Hábitos Atômicos

Tags: