Ensinava como quem tem autoridade – Mc 1, 1-28
Ensinava como quem tem autoridade – Mc 1, 1-28
Cafarnaum, sinagoga, sábado, ali Jesus ensina. No ensinamento de Jesus, há uma coerência entre as palavras e sua vida. Toca o íntimo de cada um. Ele fala da sua intimidade com o Pai e revela o projeto de Deus sobre o mundo.
Contrariamente a Jesus, aos escribas falta autoridade. Eles falam, mas não fazem. Suas palavras se sustentam sobre um testemunho de vida, são palavras vazias.
Na sinagoga, Jesus se encontra com o espírito impuro, que demonstra ter uma ideia correta sobre Ele, no entanto sua vida e o seu jeito caminham em direção oposta. São os que não aceitam a novidade da sua proposta, isto é, a liberdade e vida para todos, e se levantam contra Ele. Aqueles que preferem permanecer atrelados a estruturas e instituições que oprimem e exploram os outros.
A ação de Jesus é imediata: “Cala-se, sai dele!”. Uma ordem imediatamente cumprida. O “Santo de Deus”, expulsa o espírito imundo; “é um ensinamento novo, dado com autoridade”. Ele liberta o homem cativo. Começa o reinado de Jesus e sua boa fama vai se espalhando.
Como o Mestre, os discípulos jamais cruzarão os braços diante da opressão, dos vícios e do egoísmo estão a serviço da libertação.
Rezemos:
Senhor, quero servir o seu reinado de amor, ajudar quem está oprimido pela maldade e a dureza de coração de muitos.
O Senhor nos abençoe e guarde.