São Tomás – Em Deus não há nada violento ou antinatural

São Tomás de Aquino – Em Deus não há nada violento ou antinatural

1. Para tudo em que algo violento ou antinatural é encontrado, tem algo adicionado; pois o que pertence à substância de uma coisa não pode ser violento ou antinatural para ela. Mas nenhum ser simples tem algo acrescentado, pois tal fato pressupõe uma composição. E como Deus é simples, como acabamos de explicar, não pode haver nele nada violento ou antinatural.

2. A necessidade de coação vem de outra. Mas em Deus não há nada necessário que venha de outro, pois é por si mesmo necessário, e a causa da necessidade de outros seres. Portanto, não há nada violento nele.

3. Onde quer que se encontre algo violento, também há algo que não convém ao dito ser por si só. Porque a violência vai contra o que é natural no ser. Mas em Deus não é possível que ele tenha acrescentado o que lhe convém, pois ele necessariamente existe por si mesmo, como foi dito, portanto, não pode haver nele nada violento.4. Em tudo onde ocorre algo violento e antinatural, deve haver uma influência externa, no movimento. Pois violento é o que tem sua origem no exterior, sem que a pessoa que sofre a ação intervenha. Portanto, não pode haver nada violento ou antinatural em Deus.

Capítulo XIX – Em Deus não há nada violento ou antinatural.▪︎ São Tomás de Aquino ▪︎ Suma contra os gentios


[MEC id=”398126″]

HOMILIA
HOMILIA DA LITURGIA DA MISSA DE HOJE 

Tags: