Eles o matarão, no terceiro dia Ele ressuscitará… Mt 17, 22-27

Eles o matarão, no terceiro dia Ele ressuscitará… Mt 17, 22-27

“Eles o matarão, no terceiro dia Ele ressuscitará… Os filhos estão isentos dos impostos”. Mt 17, 22-27

Eles o matarão, no terceiro dia Ele ressuscitará… Mt 17, 22-27

Jesus prefere pagar o imposto do Templo assumindo uma atitude de prudência missionaria. Ele não quer escandalizar as pessoas e nem as tornar resistentes a proposta do Reino que ele anunciava, se mostra livre e revela o sentido que tal imposto carece.


Jesus deixa aberta a possibilidade de um dia, aquelas pessoas, a começar pelos cobradores, acolherem o Reino. E descobrirem a relatividade do Templo e do respectivo imposto. Não é preciso ir ao templo para encontrar o Pai. Ele se encontra no íntimo de quem o adora com sinceridade e amor.


Jesus deixa claro que não apoia uma sociedade injusta, onde os grandes têm privilégios à custa dos pobres e dos impostos abusivos e opressores. Jesus denuncia tal exploração. E se serve da generosidade da criação (peixe) e do trabalho (pesca) satisfazendo a exigência da lei (pagamento). Quando não há exploração e acumulo de bens, a natureza supre a necessidade de todos.

Rezemos

Senhor, no exercício da missão, seja nossa inspiração, na preocupação de não escandalizar ninguém, para que não se fechem aos apelos do Reino.

Santa Joana Francisca de Chantal, casou-se, foi mãe de seis filhos educados na piedade e na sua viuvez fundou a Ordem da Visitação. Com sua sabedoria nos inspire a buscar uma vida na caridade, cuidando dos pobres e enfermos. Rogai por nós!

O Senhor nos abençoe e guarde. (Mons. JLF)

Leitura

BIBLIOTECA CATÓLICA

Você pode se interessar por:

Tags: