HOMILIA – “Eis minha mãe e meus irmãos, pois aquele que faz a vontade do meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Mt 12, 48-50
HOMILIA – “Eis minha mãe e meus irmãos, pois aquele que faz a vontade do meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Mt 12, 48-50
FESTA DE NOSSA SENHORA DO CARMO
Jesus aproveita a visita familiar para ensinar que a proximidade com Ele não se vincula pelos laços sanguíneos, afetivos e geográficos. Mostra que a sua verdadeira família é aquela que nasce da escuta e prática da Palavra.
Da consciência da paternidade divina nasce a fraternidade humana.
A nova família é aberta a todos, é a comunidade que se dispõe a segui-lo. E ninguém, melhor que Maria, Mãe de Jesus e nossa, viveu esta escuta, o acolhimento e a disponibilidade em seguir seu Filho por primeiro, realizando a vontade do Pai.
Hoje celebramos a Festa de Nossa Senhora do Carmo. Carmo é sinônimo de Carmelo, um monte em Israel em torno do qual o profeta Elias levou o povo a descobrir a verdadeira fé, eliminando os cultos aos deuses pagãos (cf 1 Rs 18, 19-46).
A Ordem dos Carmelitas
Ao longo do século XII, o monte Carmelo começou a ser povoado por alguns homens, que mais tarde se uniram para dar vida a uma comunidade religiosa contemplativa sob a inspiração e proteção de Nossa Senhora. Era o início da ordem dos Carmelitas.
Em 16 de julho de 1251, São Simão Stock, superior da Ordem, teve uma visão de Nossa Senhora que lhe entregou um escapulário (peça do hábito religioso) com a promessa de salvação eterna.
A devoção foi muito difundida em diversas nações e com o apoio do povo a festa se estendeu a toda Igreja, desde 1726, por Bento XIII.
Rezemos:
Senhor, que aprendamos com Maria, a fazer sempre a vontade de Deus.
Revestidos do Escapulário saibamos: acolher Palavra, ter um coração disponível e viver o serviço e o amor.
O Senhor nos abençoe e guarde.
REFERÊNCIA: Mt 12, 48-50
MAIS CONTEÚDO
[MEC id=”398126″]