Dominican London Calling: Dedicado a Nossa Senhora do Rosário

Londres Dominicana Calling

Dominican London Calling: Dedicado a Nossa Senhora do Rosário

 

 

Dominican London Calling: Dedicado a Nossa Senhora do Rosário

Priorado de Nossa Senhora do Rosário e Igreja de São Domingos, uma joia fiel

 

O visitante católico de hoje em Londres tem muitas opções de onde orar. A Catedral de Westminster é a igreja-mãe de estilo bizantino da arquidiocese. O Oratório de Brompton, tão associado à renovação do beato John Henry Newman do catolicismo inglês do século 19, é freqüentemente visitado. A Igreja Jesuíta da “Rua da Fazenda” da Imaculada Conceição é uma pérola.

 

Mas uma das minhas favoritas, em Bob Cratchitt’s Camden Town, é a bela joia de uma igreja que talvez não esteja no caminho usual (embora esteja perto de atrações turísticas como Camden Lock): o Priorado Dominicano de Our Lady of the Rosário e Igreja de São Domingos.

 

Digo “visitante de hoje” da capital britânica porque, até a Emancipação Católica no século 19, os católicos ingleses trabalhavam com várias deficiências civis e tinham poucas igrejas. (No apogeu da Reforma, não havia nenhuma, as igrejas católicas tendo sido expropriadas pela Igreja estatal da Inglaterra.) Com a emancipação e o influxo relativamente simultâneo de trabalho de imigrantes irlandeses, a Igreja Católica na Inglaterra começou a crescer novamente.

 

Os dominicanos estavam em Londres desde 1223, sendo sua prioridade o Blackfriars, que sobrevive até hoje em nome da estação de metrô local de Londres. Em sua época, Blackfriars desempenhou um papel fundamental não apenas na vida dominicana inglesa, mas também na católica inglesa (por exemplo, o julgamento do divórcio de Henrique VIII e Catarina de Aragão em 1529), mas com a supressão da ordem no dia 16 século, a vida dominicana em Londres não experimentaria seu renascimento até o século XIX.

 

Os dominicanos chegaram à área de Haverstock Hill na cidade de Camden por volta de 1861, com o priorado funcionando naquela década, e a igreja foi inaugurada em 1883. Na época, o arcebispo de Westminster esperava ter uma igreja no topo de todas as colinas de Londres. St. Dominic’s é uma das maiores igrejas de Londres e uma obra-prima neogótica, não muito longe de Hampstead Heath. (Hampstead tem uma variedade de belas igrejas, incluindo St. Mary’s – a igreja de Charles De Gaulle – mas isso é outra história.)

O tempo custou um pouco tanto para São Domingos quanto para seus arredores, mas a igreja do priorado oferece um belo lugar para orar com uma comunidade de padres dominicanos viva e dinâmica.

 

Os frades se reúnem para a oração da manhã e missa e novamente para a oração da noite e missa. Há uma missa de vigília de sábado à noite, bem como missas de domingo. As confissões também são ouvidas com frequência.

 

A comunidade dominicana e a paróquia são muito ativas, tanto localmente (várias atividades paroquiais, bem como uma escola paroquial) quanto com a academia de inglês.

 

Os frades de São Domingos, por exemplo, oferecem reflexões do Advento na Catedral de Westminster.

Eu encontrei a igreja pela primeira vez, quase por acidente, quando morei em Londres, há mais de 16 anos. Ele estava escondido em uma esquina onde meu ônibus para a Biblioteca Britânica virou, e o ponto de ônibus estava marcado “St. Priorado de Dominic. ”

 

Embora a Igreja da Inglaterra goste de aparências góticas, eu sabia que esse tipo de nome só poderia ser uma igreja católica, então, em um sábado de dezembro, desci e visitei.

 

Fiquei impressionado com a tranquilidade e a incrível beleza da igreja. A nave principal e os numerosos altares laterais são dedicados a Nossa Senhora do Rosário.

 

Levei até outubro de 2015 para voltar, mas ainda sinto uma comunidade vital, comprometida com a oração e a liturgia em um belo cenário. É particularmente oportuno agora – já que a paróquia está comemorando seu 150º aniversário este ano (1867-2017) com uma missa especial em 7 de outubro (a festa do Santo Rosário, já que é o Santuário do Rosário de Londres).

A comunidade internacional dominicana celebrou recentemente seu 800º aniversário. Tenho minhas comunidades dominicanas favoritas: St. Vincent Ferrer no Upper East Side de Nova York e a Casa de Estudos Dominicana em Washington.

 

Mas os viajantes católicos de passagem por Londres não devem perder a chance de visitar este belo oásis de oração: Nossa Senhora do Rosário e São Domingos, Haverstock Hill.

 

 

FONTE: NATIONAL CATHOLIC REGISTER

John M. Grondelski escreve de Falls Church, Virginia.

 

 

1205-1253 | PARTE III – DOS LUGARES E DOS TEMPOS SAGRADOS


Descubra mais sobre Homilias

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

author avatar
Editor
Como Editor do site Homilias, minha paixão é compartilhar reflexões inspiradoras e edificantes com a nossa comunidade. O meu objetivo é proporcionar conteúdo de qualidade que possa nutrir sua fé, fortalecer sua conexão com Jesus Cristo e oferecer perspectivas enriquecedoras para enfrentar os desafios do dia a dia. Acredito no poder transformador das palavras do Evangelho e na capacidade das homilias de tocar corações e transformar vidas! Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Tags: