A HISTÓRIA COMPLETA DA DEVOÇÃO A SÃO JOSÉ

SÃO JOSÉ

A HISTÓRIA COMPLETA DA DEVOÇÃO A SÃO JOSÉ

A HISTÓRIA COMPLETA DA DEVOÇÃO A SÃO JOSÉ

“Alguns Santos têm o privilégio de estender-nos o seu patrocínio com particular eficácia em certas necessidades, mas não em outras; mas o nosso santo padroeiro São José tem o poder de nos ajudar em todos os casos, em todas as necessidades, em todos os empreendimentos”. ~ São Tomás de Aquino

JOSÉ era “um homem justo”. Este louvor do Espírito Santo e o privilégio de ter sido escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus e esposo da Virgem Mãe, são os fundamentos da honra prestada a São José pela Igreja.

A esta sublime vocação e a estes privilégios incomparáveis ​​correspondiam plenamente as graças e virtudes de José; seus méritos eram proporcionais à sua dignidade; e, portanto, ele está ao lado de Maria no Tribunal do Céu e está sentado em glória tão perto do trono do Verbo Encarnado”.

“Não é uma ideia incomum, mesmo entre os católicos, que a devoção prestada a São José e a alta estima de suas prerrogativas agora prevalecentes na Igreja são inovações de data comparativamente moderna, e que não têm precedente ou sanção na antiguidade.

Mas Isso está longe de ser o caso. Nos escritos dos antigos Padres se encontram não apenas o que pode ser chamado de germes prolíficos, mas também declarações de doutrina positivas e explícitas, que mostram suficientemente quão profundo na consciência da Igreja estava a crença na dignidade e santidade exaltada de São José, e quão definida uma forma que assumiu desde os primeiros tempos.

A hierarquia celestial passou a ser mais plenamente reconhecida; mas desde o início este grande santo teve uma atração peculiar por muitas almas santas e dotadas, que o consideravam com singular veneração e afeto…

“A Igreja tira de seu tesouro coisas velhas e novas, segundo as exigências do tempo; e isto é especialmente verdadeiro para as devoções que surgiram de tempos em tempos e receberam sua pronta sanção, ou melhor, foi alegremente acolhida e abraçada como a realização do desejo do seu coração.

Assim [por exemplo], a devoção a Nossa Senhora, embora datando dos tempos apostólicos, recebeu um forte impulso no Concílio de Éfeso (431), onde o dogma da A Maternidade Divina foi proclamada em oposição à heresia de Nestório… entre outros exemplos pode-se citar… a adoração pública e solene do Santíssimo Sacramento, que encontrou sua satisfação na Festa de Corpus Christi e no Rito da Bênção; e em épocas posteriores, a devoção ao Sagrado Coração… etc.

“Mas o que é mais notável sobre a devoção a São José é que, após séculos de obscuridade e aparente esquecimento, ela recebeu um impulso súbito e poderoso, que a levou, por assim dizer, a um salto no coração das populações cristãs e a disseminou e plantou em todos os climas, ou melhor, podemos dizer que o sopro do Espírito Santo de Deus vivificou em vida e energia a devoção que jazia, por assim dizer, adormecida e passiva no coração dos fiéis, e rapidamente agitou o fogo latente em chamas…”

~ De The Life and Glories of Saint Joseph, Edward Healy Thompson, MA

Patrocínios Especiais

Embora São José, como menciona São Tomás, possa ser chamado em qualquer necessidade, estas são áreas particulares da vida sobre as quais a Santa Madre Igreja deu a São José como nosso apoio e padroeiro útil.

Patrono de uma morte feliz

São José é patrono especial da morte feliz e dos moribundos. A razão pela qual José é escolhido pela Igreja para este papel é porque ele passou desta vida com Jesus e Maria ao seu lado. 

Embora Jesus seja o Salvador do mundo, Ele e sua família experimentaram a dor da separação; a morte não é um amigo, mas um “inimigo a ser destruído” (1 Coríntios 15:26). São José é considerado o modelo do crente piedoso que recebe a graça no momento da morte, tornando-se assim o patrono de uma morte feliz.

“Nenhum homem ou mulher teve o privilégio de morrer na companhia de Jesus e Maria”, observou Francisco Filas, SJ “Nenhum leito de morte poderia ter sido assistido por testemunhas mais consoladoras. Foi lógico, então, pedir a São José que intercedesse por nós para que também nós pudéssemos imitar sua morte dando nosso último suspiro na amizade de Jesus e Maria”.

Patrono das Famílias

Como chefe da Sagrada Família, São José recebeu de Deus a sabedoria, a luz, a prudência e todas as outras virtudes de que tanto necessitava para liderar e proteger sua família. 

Nós, sendo membros de Jesus Cristo, compartilhamos a bênção de ter um pai como o nosso. Partilhamos também da dependência e respeito filial, honra e amor que Nosso Senhor teve por seu pai na terra, pai adotivo. Protetora da Santa Madre Igreja

O Papa Pio IX proclamou São José o padroeiro da Igreja Universal em 1870. Tendo sido chefe da Sagrada Família na terra, é natural encontrar nele um líder e pai adequado para proteger a família de Deus na terra, o Corpo Místico de Cristo

Patrono dos Trabalhadores

Como o carpinteiro São José sustentou sua família com trabalho constante, ele também é o modelo de quem deve trabalhar – quase toda a população do mundo! A bela oração do Papa São Pio X em honra e invocando o patrocínio de São José como operário, revela as muitas virtudes do trabalho digno e agradável diante de Deus.

História da devoção

Tão bem fundamentados são esses fundamentos de devoção a São José que não é um pouco surpreendente que o culto a São José tenha demorado tanto a ganhar reconhecimento. A principal causa disso é o fato de que “durante os primeiros séculos da existência da Igreja, eram apenas os mártires que gozavam de veneração” (Kellner).

Longe de ser ignorado ou ignorado em silêncio durante os primeiros tempos cristãos, as prerrogativas de São José foram ocasionalmente elogiadas pelos Padres; esses elogios testemunham que as idéias e a devoção neles expressas eram familiares não apenas aos teólogos e pregadores, mas também devem ter sido prontamente acolhidas pelo povo. 

Os primeiros vestígios de reconhecimento público da santidade de São José encontram-se no Oriente. Sua festa foi mantida pela Igreja de Alexandria já no início do século IV. É certo que uma festa em honra de São José foi mantida na igreja bizantina já nos dias 8 e 9.

No Ocidente, o nome do pai adotivo de Nosso Senhor (“Nutritor Domini”) aparece em martryrology locais dos séculos IX e X, e encontramos em 1129, pela primeira vez, uma igreja dedicada a sua honra em Bolonha.

A devoção, então meramente privada, ao que parece, ganhou um grande impulso devido à influência e zelo de pessoas santas como São Bernardo, São Tomás, Santa Gertrudes (falecida em 1310) e Santa Brígida da Suécia ( d. 1373).

Somente sob o pontificado de Sisto IV (1471-84), a festa de São José entrou no calendário romano (19 de março). A partir desse momento, a devoção adquiriu cada vez maior popularidade, a dignidade da festa acompanhando o seu crescimento constante. Além disso, Bento XIII, em 1726, inseriu o nome na Ladainha dos Santos.

Esta única festa no ano litúrgico não era suficiente para muitos cristãos do mundo, e assim outras festas locais foram permitidas. 

É interessante notar que a reformada Ordem dos Carmelitas, na qual Santa Teresa havia infundido sua grande devoção ao pai adotivo de Jesus, o escolheu, em 1621, para seu padroeiro e, em 1689, foi autorizado a celebrar a festa de seu Patronato no terceiro domingo depois da Páscoa. 

Esta festa, logo adotada em todo o reino espanhol, foi posteriormente estendida a todos os estados e dioceses que o solicitaram. 

Nenhuma devoção, talvez, se tornou tão universal, nenhuma parece ter apelado tão fortemente ao coração do povo cristão, e particularmente das classes trabalhadoras, durante o século XIX, como a de São José.

Este maravilhoso e sem precedentes aumento de popularidade exigiu que um novo brilho fosse acrescentado ao culto do santo. 

Assim, um dos primeiros atos do pontificado de Pio IX, ele próprio singularmente dedicado a São José, foi estender a toda a Igreja a Festa do Patronato (1847), e em dezembro de 1870, segundo a vontade do Bispos e de todos os fiéis, declarou solenemente o Santo Patriarca José, Patrono da Igreja Católica, e ordenou que a sua festa (19 de Março) fosse doravante celebrada como a maior festa do ano litúrgico. 

Papas sucessivos, seguindo os passos de seu antecessor, mostraram igual desejo de acrescentar sua própria joia à coroa de São José.

O Papa Leão XIII, por meio de sua encíclica Quamquam Pluries, teve o propósito de promover a prática de implorar a ajuda divina por meio da oração, unindo à intercessão de Maria a de São José, para que Deus esteja mais disposto a atender nossas petições e que ele poderia ajudar sua Igreja mais prontamente e generosamente.

Leão XIII, portanto, anexou à sua encíclica uma oração especial a São José, ordenando que fosse acrescentada à recitação do rosário todos os anos em perpetuidade, durante o mês de outubro. A esta oração ele anexou uma indulgência, que está devidamente preservada na Raccolta.

Recomenda também dedicar ao santo Patriarca o mês de março, com exercícios diários de piedade em sua honra, e observar pelo menos um tríduo de orações antes da festa de São José. Foi o Papa São Pio X quem aprovou, em 1909.

Palavras de Santa Teresa de Ávila
“Garantia” de Santa Teresa

“A outros Santos Nosso Senhor parece ter dado poder para nos socorrer em alguma necessidade especial – mas a este glorioso Santo, eu sei por experiência, Ele deu o poder para nos ajudar em tudo. estava sujeito a São José na terra – pois São José, com o título de pai e sendo seu guardião, podia ordenar – então agora no céu Nosso Senhor atende a todas as suas petições.

Eu pedi a outros que se recomendassem a São José , e eles também sabem a mesma coisa por experiência . . .” 

– Autobiografia, VI, 9

“Pedido” de Santa Teresa

“Gostaria de persuadir todos os homens a se dedicarem a este glorioso santo, pois sei por longa experiência que bênçãos ele pode obter para nós de Deus. 

Nunca conheci ninguém que lhe fosse verdadeiramente devoto e o honrasse com serviços particulares que não avançassem muito em virtude: pois ajuda de maneira especial as almas que se encomendam a ele. 

Já se passaram muitos anos desde que comecei a pedir-lhe algo em sua festa, e sempre o recebi. Se a petição estava de alguma forma errada, ele a corrigiu para meu bem maior. . .

“Peço pelo amor de Deus que aquele que não acredita em mim faça a prova por si mesmo – então ele descobrirá por experiência o grande bem que resulta de se encomendar a este glorioso Patriarca e de ser dedicado a ele”. 

– Autobiografia, VI, 11-12


Orações a São José

ORAÇÃO APÓS O ROSÁRIO

A ti, ó bem-aventurado José, viemos em nossa tribulação e, tendo implorado a ajuda de teu esposo santíssimo, invocamos também com confiança o teu patrocínio. 

Por aquela caridade que te ligou à imaculada Virgem Mãe de Deus e pelo amor paterno com que abraçaste o Menino Jesus, humildemente te suplicamos que consideres de graça a herança que Jesus Cristo comprou com o seu Sangue, e com o teu poder e força para nos ajudar em nossas necessidades.

Defendei, ó vigilante Guardião da Sagrada Família, os filhos escolhidos de Jesus Cristo; Ó pai amantíssimo, afasta de nós todo contágio de erro e influência corruptora;

Ó nosso protetor mais poderoso, seja propício para nós e do céu nos ajude em nossa luta com o poder das trevas; e, como uma vez você resgatou o Menino Jesus de perigo mortal, agora proteja a Santa Igreja de Deus das armadilhas do inimigo e de todas as adversidades; protege também cada um de nós com a tua proteção constante, para que, apoiados pelo teu exemplo e pela tua ajuda, possamos viver piedosamente, morrer santos e obter a felicidade eterna no céu. 

ORAÇÃO A S. JOSÉ O TRABALHADOR

Ó Glorioso São José, modelo de todos os que se dedicam ao trabalho, obtende-me a graça de trabalhar conscienciosamente, colocando o dever acima das minhas inclinações naturais, de trabalhar com gratidão e alegria, em espírito de penitência pela remissão dos meus pecados, considerando uma honra empregar e desenvolver por meio do trabalho os dons recebidos de Deus; trabalhar com ordem, paz, moderação e paciência, sem nunca fugir do cansaço e das dificuldades; trabalhar acima de tudo com pureza de intenção e desapego de si mesmo, tendo sempre a morte diante dos olhos e a conta que devo prestar do tempo perdido, dos talentos desperdiçados, do bem omitido, da vã complacência no sucesso, tão fatal para o trabalho de Deus.

Tudo por Jesus, tudo por Maria, tudo segundo o teu exemplo, ó Patriarca, São José. Tal será minha palavra de ordem na vida e na morte. – Composta por São Pio X

LADAINHA DE SÃO JOSÉ

(Para uso público ou privado)

Senhor, tenha misericórdia de nós.

Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tenha misericórdia de nós. Cristo, ouça-nos.

Cristo, graciosamente nos ouça.

Deus Pai do Céu,

tende piedade de nós.

Deus Filho, Redentor do mundo,

tende piedade de nós.

Deus Espírito Santo,

tende piedade de nós.

Santíssima Trindade, um só Deus,

tende piedade de nós.

Santa Maria, rogai por nós.

São José, rogai por nós.

Ilustre filho de Davi, etc.

Luz dos patriarcas,

Esposa da Mãe de Deus,

Casto guardião da Virgem,

Pai adotivo do Filho de Deus,

Vigilante defensor de Cristo,

Cabeça da Sagrada Família,

José justíssimo,

José castíssimo,

José mui prudente,

José mui valente,

José mui obediente,

José mui fiel,

Espelho de paciência,

Amante da pobreza,

Modelo de operários,

Glória da vida doméstica,

Guardião das virgens,

Coluna das famílias,

Consolação dos aflitos,

Esperança dos enfermos,

Padroeiro dos moribundos,

Terror dos demônios,

Protetor da Santa Igreja,

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,

Poupa-nos, ó Senhor. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, Graciosamente ouvi-nos, ó Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.

V. Ele o fez o senhor de Sua casa,

R. E príncipe sobre todos os Seus bens.

Rezemos

Ó Deus, que em Vossa inefável providência escolhestes o Beato José para ser esposo de Vossa Mãe Santíssima, concedei que, venerando-o como nosso protetor na terra, mereçamos tê-lo como nosso intercessor no Céu, Vós que viveis e reinará para todo o sempre. R. Amém.

MAIS CONTEÚDO

LITURGIA CATÓLICA - www.liturgiacatolica.com

LITURGIA CATÓLICA – www.liturgiacatolica.com

CANAL LITURGIA CATÓLICA

CANAL LITURGIA CATÓLICA

EDITORA OBRAS CATOLICAS

EDITORA OBRAS CATOLICAS

PROMOÇÕES AMAZON

PROMOÇÕES AMAZON

CANAL LITURGIA CATÓLICA NO TELEGRAM

CANAL LITURGIA CATÓLICA NO TELEGRAM

TWITTER

TWITTER

author avatar
Editor
Como Editor do site Homilias, minha paixão é compartilhar reflexões inspiradoras e edificantes com a nossa comunidade. O meu objetivo é proporcionar conteúdo de qualidade que possa nutrir sua fé, fortalecer sua conexão com Jesus Cristo e oferecer perspectivas enriquecedoras para enfrentar os desafios do dia a dia. Acredito no poder transformador das palavras do Evangelho e na capacidade das homilias de tocar corações e transformar vidas! Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!