HOMILIA: “Cuidado com o conhecimento vão e mundano”

A homilia de hoje nos revela os perigos do conhecimento vão e mundano: “Cuidado com o conhecimento vão e mundano”

 

 

 

MINHA FILHA, não se deixe enganar pelas belas e sutis palavras dos homens. Pois o reino dos céus não consiste em falar, mas em virtude. Atende, antes, às Minhas palavras que inflamam o coração e iluminam a mente, que excitam contrição e abundam em múltiplas consolações. 

 

Nunca os leia com o propósito de parecer mais instruído ou mais sábio. Aplique-se a mortificar seus vícios, pois isso o beneficiará mais do que sua compreensão de muitas questões difíceis.

Embora você tenha lido e aprendido muitas coisas, sempre será necessário retornar a este único princípio: Eu sou Aquele que ensina o conhecimento ao homem, e aos pequeninos dou um entendimento mais claro do que pode ser ensinado pelo homem. 

 

Ele a quem eu falar logo será sábio e sua alma lucrará. Mas ai daqueles que perguntam aos homens sobre muitas coisas curiosas e pouco se importam com a maneira como eles Me servem.

 

“Cuidado com o conhecimento vão e mundano”

Chegará o tempo em que Cristo, o Mestre dos mestres, o Senhor dos anjos, aparecerá para ouvir as lições de todos – isto é, para examinar a consciência de todos. Então ele esquadrinhará Jerusalém com lâmpadas e as coisas ocultas das trevas serão trazidas à luz e as discussões das línguas dos homens serão silenciadas.

Eu sou Aquele que em um momento ilumina tanto a mente humilde que ela compreende mais da verdade eterna do que poderia ser aprendido em dez anos nas escolas. Eu ensino sem barulho de palavras ou choque de opiniões, sem ambição de honra ou confusão de argumentos.

Eu sou Aquele que ensina o homem a desprezar as posses terrenas e a detestar as coisas presentes, a pedir o eterno, a ter fome do céu, a fugir das honras e a suportar os escândalos, a depositar toda a esperança em Mim, a não desejar nada além de Mim, e me amar ardentemente acima de todas as coisas. 

 

Pois um certo homem, amando-Me intimamente, aprendeu as verdades divinas e falou maravilhas. Ele lucrava mais deixando todas as coisas do que estudando questões sutis.

A uns falo de coisas comuns, a outros de assuntos especiais. A alguns apareço com doçura em sinais e figuras, e a outros apareço em grande luz e revelo mistérios. 

 

A voz dos livros é uma só voz, mas não ensina a todos os homens igualmente, porque neles sou o Mestre e a Verdade, o Examinador dos corações, o Compreendedor dos pensamentos, o Promotor dos atos, distribuindo a cada um conforme ver apto. 

 


 

[MEC id=”398126″]

 


 

HOMILIA DA LITURGIA DA MISSA DE HOJE

 

HOMILIA: "Cuidado com o conhecimento vão e mundano"

 

HOMILIA EM VÍDEO

 

HOMILIA: "Cuidado com o conhecimento vão e mundano"

Tags: