HOMILIA – “Coragem: os seus pecados estão perdoados’”. Mt 8, 28-34
HOMILIA – “Coragem: os seus pecados estão perdoados’”. Mt 8, 28-34
Coragem, filho!
Mãos solidária trazem até Jesus, um paralítico, figura de um homem incapaz de assumir suas atividades. Curar esta pessoa é devolver-lhe a possibilidade de caminhar livremente. A cama que o aprisionava é superada e, o homem volta para sua vida normal, livre do mal físico e dos pecados.
Jesus nada pergunta ao paralitico e com poucas palavras o liberta: “Coragem, filho! Seus pecados estão perdoados”. Jesus mostra a natureza espiritual de sua obra no mundo, onde o mal fundamental é o pecado. A cura começa de dentro para fora; primeiro o coração e depois a paralisia.
A missão de Jesus é reconciliar a humanidade com o Pai. O perdão é um privilégio, Deus sempre nos perdoa! Por isso perdoou os pecados daquele paralitico. Porém, os doutores da Lei foram maldosos na interpretação do gesto de perdoar os pecados do paralitico. Disseram que era blasfêmia, que Jesus usurpava o poder divino.
Levante-se
Jesus não se deixa intimidar, faz o bem e esclarece: “O Filho do Homem tem na terra autoridade para perdoar pecados”. E dirigindo ao paralitico ordena: “Levante-se …”. Os doutores da Lei ficam desconcertados e mudos. As multidões glorificam a Deus.
Os discípulos devem estar preparados para ser mal interpretados. Sempre haverá pessoas para fazer comentários maldosos ao verem o bem sendo praticado a quem precisa.
Não podemos nos intimidar é preciso continuar fazendo o bem, sem se abalar com as pressões. Importa ser mediadores do perdão e da cura que Deus tem para seus filhos sofredores. A bondade de Jesus se manifesta nos gestos de misericórdia dos discípulos.
Rezemos:
Senhor, que eu não seja medroso e saiba fazer o bem a quem precisa.
O Senhor nos abençoe e guarde.
REFERÊNCIA: “Apresentaram a Jesus um paralitico deitado numa cama. Vendo a fé que eles mostravam, Jesus disse: ‘Coragem, filho os seus pecados estão perdoados’”. Mt 8, 28-34
MAIS CONTEÚDO
[MEC id=”398126″]