CARTA DE SÃO LUÍS, REI DA FRANÇA, AO FILHO
CARTA DE SÃO LUÍS, REI DA FRANÇA, AO FILHO
CONSELHO
Meu filho amado, a primeira coisa que quero te ensinar é amar o Senhor, seu Deus, com todo o seu coração e com todas as suas forças; sem ela não há salvação possível.
Filho, deves guardar-te de tudo o que sabes que desagrada a Deus, isto é, de todo pecado mortal, de tal maneira que estejas disposto a sofrer todo tipo de martírio antes de cometer um pecado mortal.
TRIBULAÇÃO
Além disso, se o Senhor permite que alguma tribulação vos aflija, deveis suportá-la generosamente e com ação de graças, pensando que é para o vosso bem e que podeis tê-la merecido.
E, se o Senhor te concede prosperidade, deves agradecê-lo com humildade e cuidar para que não seja em seu prejuízo, por vanglória ou por qualquer outro motivo, porque os dons de Deus não devem fazer com que você o ofenda.
CULTIVAR O SILÊNCIO
Participe, de boa vontade e com devoção, do culto divino, enquanto estiver no templo, mantenha os olhos recolhidos e não fale sem necessidade, mas ore devotamente ao Senhor com oração vocal ou mental.
Tenha misericórdia dos pobres, infelizes e aflitos, e ajude-os e conforte-os de acordo com suas possibilidades.
AMOR AOS POBRES
Dê graças a Deus por todos os seus benefícios, e assim você se tornará digno de receber maiores. Agir com toda retidão e justiça, sem desviar para a direita ou para a esquerda; Esteja sempre mais do lado dos pobres do que dos ricos, até descobrir qual é o lado certo.
Ponha a maior diligência em que todos os seus súditos vivam em paz e justiça, especialmente os eclesiásticos e religiosos.
DEVOÇÃO À IGREJA
Seja devoto e obediente à nossa mãe, a Igreja Romana, e ao Sumo Sacerdote, nosso pai espiritual. Esforce-se para remover de seu território todo tipo de pecado, principalmente blasfêmia e heresia.
Querido filho, chega ao fim, dou-te todas as bênçãos que um pai amoroso pode dar a seu filho; Que a Santíssima Trindade e todos os santos vos guardem de todo mal.
E que o Senhor te dê a graça de cumprir a sua vontade, de tal maneira que receba de ti serviço e honra, e assim, depois desta vida, ambos venhamos a vê-lo, amá-lo e louvá-lo sem parar.
— Carta de São Luís, Rei da França, ao filho
CALENDÁRIO LITÚRGICO
[MEC id=”398126″]
HOMILIA EM VÍDEO
HOMILIA DA LITURGIA DIÁRIA