HOMILIA – “O Reino dos Céus está próximo”. Mt 10, 1-7
Jesus sente que a missão é imensa e necessita de colaboradores. Por isso seleciona um pequeno grupo de discípulos que dá o nome de Apóstolos, que significa enviado. O número doze tem uma importância simbólica, evoca o Povo de Deus organizado a partir das doze Tribos de Israel. É a universalidade da missão.
São homens de origens e culturas diferentes, temperamentos e tendências políticas variadas, que Jesus reúne e os mantem perto de si para instruí-los, no momento oportuno vai enviá-los.
A missão dos apóstolos é curar as doenças e expulsar os demônios; libertar integralmente as pessoas de todo tipo de mal. Isso supõe autoridade divina que Jesus passa para os escolhidos.
Ser apóstolo é um desdobramento do discipulado. Ele é enviado com a missão de fazer outras pessoas se tornarem discípulos. O apóstolo que não for um discípulo autentico, com facilidade, fracassará na sua missão, pois a pregação começa com o testemunho de vida e ele não pode negar o que anuncia.
A evangelização parte da comunidade: é o anuncio de que o “Reino dos céus está próximo”, que o Reinado de Deus está ao alcance de todos, desde que se abram para acolhê-lo. A Igreja situada no meio de tantas contradições, tem a missão de anunciar a Boa Nova. Ela deve ser apostólica-missionaria, profética e samaritana, sempre amando e corrigindo.
Rezemos: Senhor, dá-me a graça de ser um discípulo autêntico atraindo pessoas para a comunidade e a para a missão de evangelizar.
O Senhor nos abençoe e guarde.
REFERÊNCIA: “Chamando os doze discípulos, Jesus deu-lhes o poder para expulsar espíritos impuros e curar… E os enviou… para proclamar: O Reino dos Céus está próximo”. Mt 10, 1-7
[MEC id=”398126″]