PE. KARAM SHAMASHA: «A NOSSA FÉ E A NOSSA CRUZ VENCERAM» – Centenas de crianças iraquianas fazem a primeira comunhão
A Igreja no Iraque está voltando gradualmente à normalidade anterior aos vários conflitos armados e à pandemia de Covid que o país sofreu. Prova disso é a celebração de centenas de primeiras comunhões para as crianças cristãs caldeus.
Padre Karam Shamasha, sacerdote caldeu de Mosul, Iraque, expressou sua alegria pelas 126 crianças das cidades iraquianas de Alqosh e Telskuf que recentemente receberam sua primeira comunhão no Iraque. « A terra que há alguns anos foi atacada pelos militantes do Estado Islâmico , que queriam eliminar os cristãos, hoje se alegra ruidosamente. A nossa Fé e a nossa Cruz venceram », comentou.
As celebrações da Primeira Comunhão das crianças acontecem em todo o país durante a chegada da primavera e o tempo pascal, revivendo este mistério sacramental da Igreja. Este é um sinal poderoso de como a graça preservou a Fé nas comunidades durante este período de conflito e convulsão social no Iraque e na Síria, além das limitações impostas pela pandemia.
A Eucaristia é o alimento dos corações para a vida eterna
O Cardeal Louis Raphael Sako, Patriarca da Igreja Caldéia, presidiu a cerimônia da Primeira Comunhão para 16 meninos e meninas na Igreja de Santo Elias em 29 de abril. “O dom dos sacramentos e a oportunidade de participar dos mistérios divinos representam a fonte da vida cristã: o batismo faz o novo nascimento em Cristo, e a Eucaristia é o alimento dos corações para a vida eterna”, disse então o cardeal.
Outros 45 jovens receberam a Sagrada Comunhão pela primeira vez na igreja de Qamishli dedicada a Nossa Senhora. “ Esses meninos e meninas são nossa esperança para o futuro , são a nova força vital da Igreja”, disse Dom Maurice Amsih, bispo sírio de Jazirah e Eufrates, encarregado de presidir a cerimônia. (EPC)
REFERÊNCIA: Gaudium Press/InfoCatólica