Atração pelo mesmo sexo, uma perspectiva diferente

Atração pelo mesmo sexo, uma perspectiva diferente

Atração pelo mesmo sexo, uma perspectiva diferente

O Dr. GC Dilsaver disse uma vez algo muito provocativo sobre “atração pelo mesmo sexo” em uma entrevista com Mike Church.

Para quem não está familiarizado, este é o termo cunhado recentemente usado para rotular as atrações intrinsecamente desordenadas também chamadas de “homossexuais” e outros adjetivos não mais considerados educados. (Pessoas como São Tomás e eu, que usam as palavras derivadas daquela cidade bíblica agora no fundo do Mar Morto , são agora consideradas antiquadas.) O neologismo tem uma utilidade discutível na medida em que se limita apenas à atração, abstraindo-se de atos particulares e do estilo de vida baseado nessa atração. Isso às vezes tem suas vantagens, mas é como considerar a atração pela violência doméstica enquanto prescinde inteiramente da dura realidade de suas vítimas traumatizadas.

Mas o que foi aquela coisa provocativa que o Dr. Dilsaver disse?

Ele disse que era a favor da “atração pelo mesmo sexo” – que isso é realmente uma coisa boa.

Após um breve momento de desconforto suficiente para permitir que o valor do choque se manifestasse, ele se explicou, fazendo muito sentido: Quando um homem vê qualidades excelentes e virtudes masculinas em outro homem, ele se sente atraído por esses bens, e assim ele deveria estar. Tal atração leva o observador a admirar e desejar emular a virtude viril que ele vê em seu excelente exemplar. Isso é bastante natural e benéfico para todos os envolvidos.

Nós, homens cristãos, recebemos o modelo de masculinidade perfeita em Nosso Senhor Jesus Cristo, o Homem-Deus. Depois dele, temos o mais perfeito de todos os homens, São José, em cujo mês de março nos encontramos atualmente. Devemos ser fortemente atraídos por esses grandes homens, um dos quais é uma Pessoa Divina, enquanto o outro é o guardião e protetor de Jesus e Maria divinamente designado – que, como cabeça da Sagrada Família, permanece como um ícone humano de Deus, o Pai.

A provocação perspicaz do Dr. Dilsaver me veio à mente outro dia, enquanto eu estava lendo um livro do escritor espiritual marista, Padre Thomas Dubay, “E você é de Cristo”: O carisma da virgindade e a vida celibatária. Em seu prefácio, o Padre Dubay contrasta as diferentes formas como homens e mulheres vêem a vida consagrada virginal e celibatária. Vale a pena citar a passagem estendida, com minha ênfase sublinhada chamando a atenção para o que é mais pertinente ao meu ponto:

Assim como no plano natural mulheres e homens diferem amplamente em sua visão da realidade, também variam em sua atração pela vida do celibato consagrado. Mulheres normais são facilmente atraídas para a imagem paulina da Igreja como a bela noiva casada com Cristo. Toda a inclinação da mulher é para as pessoas e o amor. Atraída naturalmente pelo homem e suas características, uma mulher com o carisma virginal e respondendo plenamente às suas implicações de um amor total e ardente por Deus, facilmente se vê entregue em um casamento celestial à Palavra eterna de Deus feito homem. Ela não tem problemas em ver sua vida, não como uma carreira impessoal – um trabalho a ser feito – mas como São Paulo a descreve, dando-lhe atenção total e casta a um Amado.

Um homem vê o celibato consagrado de maneira um pouco diferente. Sua atração centra-se na figura imponente e viril de Cristo como um homem normal é atraído, com não a menor conotação erótica, para outro homem extraordinário – mas incomensuravelmente mais, pois este homem extraordinário é também o próprio Filho de Deus. Quando o homem responde plenamente ao seu dom celibatário e, assim, começa a crescer em um amor total e ardente por Cristo, ele se vê não, obviamente, como uma noiva, mas como um amigo íntimo e irmão. Essa, na verdade, é outra maneira de Jesus se dirigir aos íntimos escolhidos: “Não vos chamarei mais servos … Chamo-vos amigos [entes queridos]” (Jo 15:15).

No entanto, os homens com o carisma celibatário precisam ser lembrados de que eles, junto com todos os homens e mulheres, são membros da Igreja virgem casados ​​com um marido. Diante de Deus cada pessoa é receptiva, feminina.

O Padre Dubay prossegue explicando essa última afirmação de uma forma clara e satisfatória, usando passagens do Antigo e do Novo Testamento. Em relação a Deus, toda a criação é feminina. Esta é uma realidade cosmológica na ordem da natureza, mas na ordem superior da graça sobrenatural, assume uma especificidade mais “pessoal”: Em relação ao Logos Encarnado masculino , Jesus Cristo, a Igreja é feminina, pois a Igreja é a noiva de Cristo. Por isso, argumento que uma mulher consagrada é uma imagem mais perfeita do que um homem consagrado do que é a Igreja.

Concentrando-me na passagem sublinhada, fiquei satisfeito ao ler que o Padre Dubay disse que o homem celibatário inflamado com “um amor total e ardente por Cristo” vê Nosso Senhor “como um amigo íntimo e irmão ”. Sim, Jesus Cristo é nosso amigo ; sim, ele é nosso irmão. Isso é verdade para todos os batizados, mas assim como a mulher virgem olha para Cristo de uma maneira especial como seu esposo, o homem celibatário consagrado vê Jesus especialmente como seu amigo e irmão.

Naturalmente falando, a virtude e o caráter de um homem bom e nobre fazem dele o objeto de nossa atração. Se formos abençoados por ter um homem tão bom como nosso amigo, podemos discutir assuntos relativos à virtude e caráter com ele e, de uma forma completamente natural e não planejada, nossa conversa com ele abordaria qualquer tópico de interesse mútuo de o ponto de vista da virtude e do verdadeiro bem a ser considerado nesse tópico. Podemos aprender com aquele amigo tanto por sua palavra quanto por seu exemplo.

Deve ser evidente para qualquer pessoa com um sensus Catholicus que amizades como essa podem e devem ser sobrenaturalizadas se nosso amigo pertencer à família da fé.

Mas fica ainda melhor do que isso. Lendo os Evangelhos de uma forma meditativa e devota, podemos envolver Nosso Senhor em uma amizade semelhante. Ao fazer isso, passamos tempo com nosso amigo e irmão, aprendendo com Ele em palavras e ações, e falando com Ele sobre nossas lutas contra o pecado, nossas falhas em praticar a virtude, nossos relacionamentos difíceis, nossos desejos, nossas aspirações – ou qualquer tópico que discutiríamos com nosso amigo mais próximo. Isso não exclui os atos que são devidos somente a Deus em nosso culto à Santíssima Trindade: adoração, ação de graças, reparação e petição. De jeito nenhum. Mas acrescenta a eles uma certa intimidade que flui da bela condescendência divina da Encarnação. Quando nosso melhor amigo também é uma pessoa divina, Ele nos dá mais do que conselho, exemplo e um ouvido solidário: Ele nos dá graça.

Já foi mencionado que este é o mês de São José, o modelo mais perfeito para nós, homens, depois de Nosso Senhor. Antes de encerrar, gostaria de dar uma olhada no Patriarca de Nazaré. Diz-se que o cavalheirismo morreu e que os homens não sabem mais tratar as mulheres. Para instituir um renascimento católico na cavalaria, acho que a devoção a São José é necessária. Podemos até elevar o cavalheirismo acima do que geralmente era no passado, tornando-o verdadeiramente sobrenatural.

Aqui está um desafio para os homens católicos: Em suas interações com o sexo frágil, seja com suas esposas, irmãs, filhas, mulheres consagradas, ou quem quer que seja, esforce-se para ser cavalheiresco como São José. Você pode imaginar o temor, o respeito e a adoração perfeita a Deus que São José praticou diante do augusto mistério da santidade de Maria? Ele não só honrou sua virgindade, mas adorou o mistério da Encarnação nela, plenamente consciente de que a Santíssima Virgem concebeu o Espírito Santo. Não é de se admirar que ele se considerasse indigno desse arranjo e “quis interná-la em particular” (Mt 1:19). Eu percebo que estamos aqui considerando a Própria Escolhida, a Supernal e imaculada Mãe de Deus, que merece uma consideração mais elevada do que todas as outras (especificamente, o cultus hyperduliae) Sim, ela é “bendita entre as mulheres” (Lucas 1:28), mas todas as mulheres, seja como mães ou como virgens, podem ser imagens, ainda que imperfeitas, da Virgem Mãe de Deus, razão pela qual o cavalheirismo nasceu originalmente da devoção a a Bem-Aventurada Virgem Maria em primeiro lugar (cf. “Cavalheirismo e Nossa Senhora” de Gary Potter ).

Para aqueles que objetam que algumas mulheres simplesmente não são damas e, portanto, não merecem tratamento cavalheiresco, tudo o que posso dizer é que, se fossem tratadas como damas, procurariam se tornar damas. Do contrário, pelo menos os homens que se esforçam para praticar o cavalheirismo elevarão sua própria sorte na tentativa. Eles estariam assim agindo mais como São José e Aquele que ele defendeu tão diligentemente.

Etimologicamente , a palavra “atrair” vem das palavras latinas ad e trahere , que significa “atrair para”. É notável que, na Vulgata latina, São Jerônimo põe o mesmo verbo latino nos lábios do Mestre quando diz: “Ninguém pode vir a mim, a não ser que o Pai, que me enviou, traga [ traxerit eum ]; e eu o ressuscitarei no último dia ”(João 6:44).

Portanto, termino com outro desafio aos homens católicos: Agite em suas almas aquele “amor ardente por Cristo”, sobre o qual escreveu o Padre Dubay, dizendo a si mesmo com São Paulo que este exemplar celestial de toda virtude e virilidade, “ me amou e se entregou para mim ”- e deixe o Pai atrair você profunda e ardentemente para“ o Filho do seu amor ”(Col. 1:13).

Irmão Andre Marie

FONTE: https://catholicism.org/ad-rem-no-389.html em tradução livre pelo Google

___________________________________________________________________________

MAIS CONTEÚDO

▶  SITE HOMILIAS 

▶  PRODUTOS CATÓLICOS 

▶  TELEGRAM

▶  YOUTUBE

▶  INSTAGRAM

▶  CLUBE DE LEITURA

▶  APLICATIVOS ANDROID

___________________________________________________________________________

[MEC id=”398130″]

author avatar
Editor
Como Editor do site Homilias, minha paixão é compartilhar reflexões inspiradoras e edificantes com a nossa comunidade. O meu objetivo é proporcionar conteúdo de qualidade que possa nutrir sua fé, fortalecer sua conexão com Jesus Cristo e oferecer perspectivas enriquecedoras para enfrentar os desafios do dia a dia. Acredito no poder transformador das palavras do Evangelho e na capacidade das homilias de tocar corações e transformar vidas! Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!