As orientações do Jubileu de 2025

VATICANO

As orientações do Jubileu de 2025

 

Começaram os trabalhos, em termos de ideias, para a montagem do próximo Jubileu a realizar-se em 2025.

 

O Papa Francisco, aliás, no dia de Nossa Senhora de Lourdes, 11 de fevereiro, enviou uma carta a Monsenhor Rino Fisichella, presidente da o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, para lhe comunicar as orientações a seguir para o Ano Santo que, segundo o documento de São João de Latrão, promete ser o Jubileu mais próximo das exigências do mundo em comparação com todos os outros que o precederam. 

 

Será o primeiro Jubileu ordinário do Papa Francisco, que já anunciou dois extraordinários, o primeiro para celebrar o 50º aniversário do fim do Concílio Vaticano II (8 de dezembro de 2015 – 20 de novembro de 2016) e o segundo por ocasião do o centenário da proclamação de Nossa Senhora de Loreto (8 de dezembro de 2019 – 10 de dezembro de 2021).

 

 O Jubileu é o ano da conversão e da penitência sacramental por excelência. Quantos fiéis irão como peregrinos a Roma em 2025 para serem redimidos dos pecados e mudarem de vida, com a firme intenção de seguir os ensinamentos de Cristo? “Em verdade, em verdade vos digo “, disse Jesus a Nicodemos, um líder judeu, ” se alguém não nascer de novo do alto, não pode ver o reino de Deus ” ( João3.2). Sem a dimensão sobrenatural, a Fé não tem osso nem alma, permanece sentimentalismo infrutífero.

 

Assim, mesmo onde a carta do Papa nos convida à oração e à presença do Senhor – todo o ano de 2024 deve ser dedicado à preparação do Jubileu tendo em conta o aspecto oratório – a tensão ainda se dirige à dimensão horizontal: ” Oração que permite que cada homem e mulher deste mundo se volte para o único Deus, para expressar-lhe o que está colocado no segredo do coração», Todo homem e mulher mesmo não convertido à fé católica? 

 

Só Deus, inclusive o dos muçulmanos, dos judeus… dos aimarás e quíchuas, amantes da Pachamama? A clareza, quando se trata de consciência, é indispensável, caso contrário é o caos que se transforma em aridez e/ou indiferença, exatamente o que vivemos, em aceleração contínua, há 50 anos, ou seja, a partir do Concílio Vaticano II, que o Pontífice toma sempre como ponto dogmático:

 

” As quatro Constituições do Concílio Ecumênico Vaticano II, juntamente com o magistério destas décadas, continuarão a orientar e guiar o santo povo de Deus, para que progrida na missão de levar o alegre anúncio do Evangelho a todos “.

 

No entanto, o povo santo de Deus não é toda a humanidade: “Porque muitos são chamados, mas poucos são escolhidos ” ( Mt 22,14) e a santidade pressupõe a recompensa eterna e não as honras seculares e mundanas.

 

A Santa Sé deve ser inclusiva, relativizando seus princípios para dar prioridade ao objetivo, que não é a conversão a Cristo, único caminho para a Salvação, mas à globalização e ao ecologismo, quase como se ser católico fosse ser domado por as ideologias que nos martelam, de manhã à noite, pelos megafones da mídia das potências fortes. 

 

O Papa Bergoglio não tem dúvidas: ” a peregrinação ao Jubileu poderá fortalecer e expressar o caminho comum que a Igreja é chamada a empreender para ser cada vez mais e melhor sinal e instrumento de unidade na harmonia da diversidadePortanto, cada mente e alma é livre para ficar onde está e isso será suficiente para se sentir e ser irmãos de uma mãe terra solteira e de um Deus genérico. 

 

A ilusão moderna de tentar resolver todos os problemas contornando as questões que a realidade impõe só pode levar o homem a uma confusão cada vez maior porque a pessoa precisa de certezas e estabilidade, caso contrário seu equilíbrio pessoal e também a agregação social vacila e às vezes se destrói, como muitos as famílias contemporâneas demonstram e como testemunham muitos educadores escolares, que tentam se encaixar em contextos desgastados, precários, desesperados e pensam que confiar as novas gerações pobres a psicanalistas, psiquiatras, psicotrópicos pode ser o único recurso para curar as patologias de crianças e jovens corrompidos pela vida noturna, mídias sociais,docet , pense no lançamento urbi et orbi (14 de fevereiro) de seu novo projeto ” #LoveFiercely “: uma campanha social com Arcigay que ” traz amor igualitário para a escola “, este slogan ” para mim, não é apenas o mote da minha jornada” como ser humano, mas um credo para compartilhar com todos e um ideal pelo qual lutar “. Essas são as crenças político-religiosas atuais. A sua é uma “missão” e continuou: “ Amar com orgulho, amar como quiser e quem quiser é o sentido de tudo o que tem impulsionado as minhas escolhas, sempre, tudo em que sempre acreditei, tudo o que hoje me permite ser a pessoa apaixonada pela minha vida e que a povoa“. Hoje, o “amor” proposto por Ferragni, cotado em bolsa, tem mais influência sobre as crianças e os jovens do que o amor incomparável de que fala São Paulo… e isso porque a Santa Sé abandona a juventude à mercê dos hipnotizadores de hoje e depois: ” Graças a esta iniciativa e minha doação pessoal, apoiaremos o projeto da escola @cigarcigaymilano: iremos às escolas de Milão e sua província para contar essas histórias de amor […] história de amor orgulhosa. Marque-me e use #LoveFiercely para que eu possa ver ”. 

 

Não há apenas pecados de pensamento e fala, mas também há pecados de omissão quando aqueles que deveriam falar e agir não o fazem. O Jubileu poderia ser uma excelente cadeira petrina para condenar erros, maus professores e corruptores de inocentes.

 

Falhas e contradições se sucedem nesta civilização ocidental que perdeu o sentido da sacralidade da vida, desde sua ascensão até seu declínio natural terrestre. 

 

Aqui, precisaríamos de um Jubileu rico de espiritualidade, valores construtivos, plenitude de vida, em tudo, o presente e aquele que nos espera e onde já estão aqueles que nos precederam: merecer aqui o que virá depois, isto é a autêntica finalidade da vida, tanto dos ricos como dos pobres, dos sãos e dos doentes, dos jovens e dos idosos, porque, ainda que a Igreja imitando os versos do mundo de hoje finja que nada aconteceu, o Inferno e o Purgatório realmente existem, como ensina o Evangelho. 

 

O Jubileu chama-se “Ano Santo” não só porque começa, realiza-se e termina com solenes ritos sagrados, mas também porque se destina a promover a santidade da vida à luz da Santíssima Trindade. 

 

A evangelização para ser eficaz e não levar ao sangramento (de número e qualidade) que estamos presenciando, o que é isso senão um retorno ao que sempre foi dito na Igreja, mas explorando meios novos e eficazes (os santos sabem sempre obter o retorno máximo das ferramentas que têm à sua disposição)? 

 

Esta é a Igreja que trouxe salvação e civilização por onde passou, com resultados impressionantes sem paralelo no mundo. Em vez disso, a “nova evangelização” pressupõe uma nova doutrina, ecumênica e inter-religiosa, e um novo catecismo, liberalista e ecologista. A utopia de evangelizar através de um novo “evangelho” humano e progressista está fadada ao fracasso, como aconteceu com todos os erros que ameaçaram a Santa Igreja Romana. 

 

Também nesta carta, como em outras ocasiões, o Papa sublinha a essencialidade do laicato “fraternidade universal “, sem considerar que o vínculo entre as pessoas e sua paz interior só pode vir da fonte da Paz e da Caridade, o Criador, através do Crucifixo. 

 

O ano jubilar sempre foi vivido como “o Ano de Cristo” e não como um ano de fraternidade universal ou do planeta terra. No Novo Testamento, Jesus apresenta-se como aquele que completa o antigo Jubileu ( Lv 25, 10-13), vindo ” pregar o ano da graça do Senhor “, como afirma o profeta Isaías, retomado também pelo evangelista Lucas (4, 19):

 

“O espírito do Senhor Deus está sobre mim porque o Senhor me consagrou com unção; enviou-me para levar a boa nova aos pobres, para curar as feridas dos corações partidos, para proclamar a liberdade dos escravos, a libertação dos prisioneiros, para promulgar o ano da misericórdia do Senhor, um dia de vingança para nosso Deus, consolar todos os aflitos “

Is 61, 1-2) e agora os aflitos, que se sentem órfãos de bons pastores, são realmente muitos, demais.

 

FONTE: CORRESPONDENZA ROMANA / Cristina Siccardi

 

author avatar
Editor
Como Editor do site Homilias, minha paixão é compartilhar reflexões inspiradoras e edificantes com a nossa comunidade. O meu objetivo é proporcionar conteúdo de qualidade que possa nutrir sua fé, fortalecer sua conexão com Jesus Cristo e oferecer perspectivas enriquecedoras para enfrentar os desafios do dia a dia. Acredito no poder transformador das palavras do Evangelho e na capacidade das homilias de tocar corações e transformar vidas! Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!